Visconde de Cairú - José da Silva Lisboa

Visconde de Cairú
(Político, publicista e jurisconsulto)

16.07.1756 em Salvador
20.08.1835 no Rio de Janeiro

Político, publicista e jurisconsulto, brasileiro, nasceu em 16.07.1756 em Salvador, Bahia. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 20.08.1835. Com apenas 8 anos de idade, iniciou seus estudos de filosofia, dedicando-se à música e piano. Diplomou-se em Portugal pela Universidade de Coimbra, onde concluiu os cursos de filosofia e medicina. Fez ainda na mesma Universidade os cursos de hebráico e grego.

Regressando ao Brasil, foi designado para a Cátedra de Filosofia Moral, na Bahia onde criou a Cadeira de Língua Grega. Publicou em Portugal no ano de 1801, a sua obra “Princípio de Direito Mercantil”, primeira obra publicada em nossa língua, sobre economia política. Quando Dom João VI passou pela Bahia, Cairú apresentou as vantagens que sucederam da abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, do que resultou a Carta Régia de 24.01 de 1808. Publicou no mesmo ano as duas primeiras partes das observações sobre o Comércio Franco; ocupava então o cargo de professor de Economia Política. Fundador do jornal “Conciliador do Reino Unido”, defendeu os direitos do Príncipe e ponderou as vantagens da monarquia continental.

Foi Desembargador da Mesa do Paço e da Casa de Rogo, Deputado e Senador; sua maior preocupação, era o progresso do Brasil. Cairú foi um homem de grandes conquistas pessoais, usando-as para conseguir os objetivos patrióticos. Sua influência pesou de modo decisivo na política, proporcionando um grande passo na evolução. Em 1832 lutou pela criação de uma Universidade no Rio de Janeiro. Tornou-se Barão em 1825, e Visconde em 1826, sendo feito Senador do Império, sendo notado por sua erudição e firmeza de caráter, Seu nome completo: José da Silva Lisboa.

Fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_1294.html


imagem de leilão online

 

 

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 01/04/2013