O Universo dos Carimbos Comemorativos

João Rui Pita


Os carimbos comemorativos são marcas postais especiais, apostas pelos correios, destinadas à obliteração de selos, com objectivos comemorativos.

O primeiro carimbo comemorativo emitido em Portugal teve lugar a propósito da realização do 3º Congresso da União Postal Universal. Decorria o ano de 1885. Poucas noticias há desta marca postal que inaugurou há mais de um século a marcofilia comemorativa. Entre o lançamento do primeiro carimbo comemorativo e até 1952, não chegaram a duas dezenas os carimbos emitidos. Só a partir de 1953 é que a emissão de carimbos comemorativos começou a conhecer outros contornos, precisamente com um carimbo alusivo a "Guimarães - Milenário da Fundação e Primeiro Centenário da Elevação a Cidade". Esta marca postal apresentava como motivo principal o famoso castelo de Guimarães intrinsecamente ligado à história de Portugal - berço da nacionalidade. Não podia ser melhor a escolha desta marca postal para iniciar a ilustração nos carimbos comemorativos. Até então, os carimbos comemorativos não apresentavam ilustrações relativas aos acontecimentos a comemorar. O ano de 1953 marca uma viragem a este respeito.

Até aos nossos dias são muitos os acontecimentos assinalados com carimbos comemorativos: desportivos, médicos, religiosos, polÍticos, sociais, filatélicos, cientÍficos, etc. São mais de três milhares os carimbos comemorativos emitidos em Portugal Continental e Ilhas.

O coleccionismo destas marcas postais pode ser realizado por si próprio, sendo naturalmente valorizadas as peças com provas de circulação, mas os carimbos comemorativos são peças de efectivo valor em colecções temáticas pois podem permitir ilustrar com mais pormenor o tema desenvolvido na colecção.

A nosso ver urge despertar a atenção dos filatelistas, muito em particular dos filatelistas mais novos, para o valor e para o interesse do coleccionismo dos carimbos comemorativos.

Aos clubes filatélicos cumpre incentivar esse coleccionismo. A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, através do seu Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, unidade fundada em 1977 e o maior clube do género no pais, publica agora o segundo Catálogo destas marcas postais no seguimento do Catálogo editado em 1981. é louvável esta iniciativa dos jovens filatelistas da Academia de Coimbra que levaram a bom porto a edição da obra que agora se apresenta. Cumpre-se a função das agremiações filatélicas. Presta-se um serviço aos filatelistas. Divulga-se a filatelia.

 

 


Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 22/08/2009