Tuna Académica da Universidade de Coimbra

ipip

 Inteiro postal dos 130 anos da TAUC, 2018

cc

A Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1888, e um dos mais antigos Organismos Culturais associados à Academia de Coimbra. Pela ação desenvolvida ao longo da sua história foi condecorada com o Grau de Comendador da Ordem Militar de Cristo, o Grau de Comendador da Ordem de Benemerência, a Cruz do Ayuntamiento de Oviedo, a Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra e a Medalha "Pro Musica" do Ministério da Educação Belga.

Pela TAUC, fruto da sua intrínseca relação com a vida estudantil de Coimbra, passaram grandes nomes da cultura e política portuguesa como: José Afonso, António Egas Moniz, José Niza, Vergílio Ferreira, Edmundo Bettencourt, Artur Paredes, Luís Góis, Raposo Marques e Tobias Cardoso.

A TAUC sempre foi um espaço múltiplo, diverso e rico em diferentes projectos, tendo já albergado, entre outros, um grupo de música popular, um grupo de tangos, e o ensemble de plectros Carlos Seixas. É actualmente composta por 3 grupos: a Orquestra-Tuna, que se trata do grupo mais antigo e contínuo da TAUC; a Big Band Rags, conhecida pela sua irreverência e entusiasmo; e o Grupo de Fados, que continuamente mantém a tradição estudantil, executando fados, baladas e canções de Coimbra. A TAUC conta ainda com uma Escola de Música, permitindo a formação em diversos instrumentos como Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Bandolim e Violino.

Recentemente, fruto de uma parceria entre a TAUC e a Universidade de Coimbra, foi criada a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra. Esta veio colmatar o que há muito faltava na oferta cultural da Academia Coimbrã: um espaço em que os músicos amadores possam interpretar obras de cariz sinfónico, com uma elevada qualidade musical.

 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2020 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 16/05/2018