Santo António de Lisboa

 

Nasceu em Lisboa em 1191(2). Filho de Martinho de Bulhões e de Teresa Taveira. Baptizado na Sé de Lisboa com o nome de Fernando.

Desde novo cria uma especial devoção à Virgem Maria a quem se consagra e escolhe como protectora, guia e sustentáculo na vida e na morte.

Na sua juventude foi acometido pela violência das paixões. Estas crises passionais foram para este santo a pedra de toque que o moveu a encaminhar-se por outros rumos abrigados do demónio e da impureza.

Decide entrar no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa. Dois anos após, pede para ser mudado para o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra onde entra com dezassete anos. Encontrou em Coimbra uma atmosfera de intrigas, lutas e defecções dolorosas, no entanto Fernando entrega-se ao estudo e à oração. Lá foi ordenado sacerdote em 1220.

Por influencia da vida simples e pobre dos franciscanos sentiu o desejo de se consagrar ao apostolado entre os infiéis e morrer mártir por Cristo. Ingressa na Ordem Franciscana onde muda o nome para António.

No início de 1220 desembarca em Marrocos. Assaltado por grave doença regressa para convalescer, mas forte vento leva o barco para as costas da Sicilia e recolhe-se num convento franciscano.

Apóstolo da Romanha contra as heresias dos cátaros; havendo apatia destes decide falar aos peixes produzindo-se o milagre de estes o ouvirem em grande quantidade para vergonha dos hereges.é enviado para a França onde se reclama a sua presença para combater a heresia albigense.

Regressa à Itália (arredores de Pádua) onde se dedica ao recolhimento, ao estudo e à pregação.

Faleceu em 13 de Junho de 1231.

Festa Litúrgica a 13 de Junho.

 

       

   


Coleção de sócio

ver FDC



seloselo


selos
selo



bloco


fdcb

selo


flam

ipip

cc

cc

cc

cc

flam

cccc

cc

vinheta


Aerograma de Macau (1979?) de facial 1,20 pts, com as igrejas de Macau. fonte: http://nenotavaiconta.wordpress.com
Imagem central: ruínas de S. Paulo (o mesmo do selo) e lateralmente, as imagens das Igrejas de São Domingos, São Lourenço, Santo António e Sé Catedral

ccd
CCD Santo António - Oeiras de 14/1/1974. Imagem: Delcampe.net

Ver artigo: Santo António na filatelia portuguesa

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 07/09/2016