Postais

Colecionismo > Cartofilia

BILHETE-POSTAL – O bilhete-postal ilustrado surgiu em Coimbra em 1896. A Typographia dos Auxiliares de Escritório, à Praça Velha imprime a primeira série de postais ilustrados desenhados por António Augusto Gonçalves (1) . Cerca de 1903 é impressa em Munique (Alemanha) uma colecção de postais de Coimbra, a cores, na casa “Purger & C.ª”, através do método “Photochromiekarte”. A publicação de postais ilustrados sobre Coimbra foi inicialmente patrocinada por casas comerciais que encomendavam a impressão de séries completas. A Papelaria Borges imprimiu muitos milhares de postais encomendados por estas casas. Por sua vez a Papelaria Académica, com a gerência de Godinho de Mattos, editou também muitos postais das chapas de seu avô, António da Conceição Mattos, o primeiro daguerrotipista (que faz fotografia em chapa de vidro) que Coimbra conheceu em 1857. Deste autor é o postal de 1858 mostrando a cidade e a cheia do Mondego. O Bazar de Paris edita postais registados com as siglas de fotógrafo S. E. & C. S. que nos primeiros anos da república lhes inscreve a seguinte indicação: “Edição das secções de Bilhetes  Postaes - Brinquedos, Perfumarias e muitíssimas miudezas e outros artigos próprios para brindes do Bazar de Paris, em Coimbra” (2) . Em 1905 são impressos postais dos festejos do Enterro do Grau com base nos desenhos de Carlos Amaral (1) . A Confeitaria Parisiense de I. A Chaves também edita postais a cores, antes do início da I Grande Guerra. A década de 20 é marcada pelas edições da Havaneza Central, sita à entrada da Rua Visconde da Luz. Esta casa, fundada em 1915, editou clichés de Alfredo Rasteiro. Por esta altura surge também a Nova Havaneza que publica várias séries de postais ilustrados. São de referir três grandes fotógrafos que nos deixaram excelentes trabalhos: Adriano da Silva e Sousa Filho, F. Pinharanda, e Dr. Mesquita de Figueiredo (3) .
(1) Cf. PROENÇA-MAMEDE, Eduardo – “Das Velhas imagens e postais da região”, in O Despertar de 25 de Agosto de 2000. (2) Citação retirada do artigo de Eduardo Proença-Mamede, indicado em (2). (3) Cf. o artigo de Eduardo Proença-Mamede “Das velhas imagens e postais da região – II”, , in O Despertar de 30 de Agosto de 2000.

Original em: http://memoriadecoimbra-alfaiate.blogspot.com


p
Coleção da Secção


cf
Coimbra — Ponte do caminho de Ferro. Fonte: 31º Leilão CFP




imagens/postais_cbr2.gif imagens/postais_cbr3.gif

imagens/postais_cbr.gif 

 



 

p

 


 

 

imagens/postal_mondego.gif


postal
Edição: Ferrania. fonte: Delcampe.net

postal



cbr

postal


cbr

 

rio Imagem de Leilão Ateneu



p

p


p

p

postalpotal
Coleção de sócio

postal
Fonte: Delcampe.net


postal
ver verso. Coleção da Secção

p
p

postal

cbr
Postal de Natal da Câmara Municipal de Coimbra de 1988? (de abrir na horizontal)


imagens/postal_cbr_museu_transportes.jpg
Museu dos Transportes

p

 

 

  




imagens/carta_postal_coimbra.jpg


cbr

cbr


pop



apac
Lousã, Novembro de 1989, uma composição completa Allan. Edição: APAC. fonte: http://guardafreio.blogspot.pt/


Coleções:

 Outros (temas):


Ver QSL's


Editores de postais em Coimbra

 Outros editores com postais de Coimbra


Bibliografia:
O postal ilustrado. Contributo para a imagem de Coimbra. Exposição no Edifício Chiado. 28/6 a 15/7 , Carlos Serra e Berta Duarte, Coimbra, Edição da Câmara Municipal de Coimbra, 1986

Ver postais de Coimbra (colecção de vários coleccionadores)

Portugal em postais - Coimbra (facebook)


Colecionismo > Postais

 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2019 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 09/08/2019