Pavilhão Centro Portugal

 


Projectado pelos arquitectos Souto Moura e Siza Vieira, para a Expo 2000, realizada em Hannover (Alemanha), o Pavilhão Centro de Portugal, na margem direita do Parque Verde do Mondego, ocupa uma área de 1.375 metros quadrados, acolhendo exposições, concertos e outros eventos de índole cultural.


selo

O Pavilhão tem uma forma de um “L”, organizando o pátio de acesso, sendo o maior volume uma grande sala de exposições. A cobertura é ondulada, tem uma forma orgânica e é feita de tela sintética dupla, de modo a permitir a entrada de luz, assim como o isolamento térmico, e a criar boas condições acústicas. Exteriormente, o Pavilhão é revestido a cortiça, havendo ainda uma parte revestida a azulejo. O aglomerado de cortiça oferece boas condições de durabilidade no exterior, constituindo um isolamento térmico que dá uma imagem inusual. Aquela cortiça rude, escura, com o tempo ficará cinzenta; veremos como evolui.

in VIEIRA, Álvaro Siza, Apresentação da Exposição “ÁLVARO SIZA EXPOR - PROJECTOS PARA MUSEUS E ESPAÇOS DE EXPOSIÇÃO” – Fundação de Serralves, Abril – Junho 2005

Emissão: Pavilhão de Portugal na Feira de Hannover. Desenho de João Machado o pavilhão de Portugal na Feira de Hannover. Impressão a off-set pela Litografia Maia, do Porto, sobre papel esmalte. Foram emitidos 60 mil blocos filatélicos com um selo da taxa de 350$00 / € 1,75 policromo, selo unicamente emitido no bloco. Postos em circulação a 1 de Junho de 2000 .


Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 17/10/2015