Paul de Arzila

A Reserva Nacional Paul de Arzila foi criada devido às riquezas faunísticas e florísticas que encerra, com destaque para a lontra e para a grande diversidade do ponto de vista ornitológico. A Reserva Natural do Paul de Arzila situa-se na margem esquerda do rio Mondego, fazendo parte dos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho. Inclui um núcleo central com o paul propriamente dito, atravessado por 3 valas, constituído por 1 área de caniçal e 1 zona envolvente, florestada.

Insectos 

Na Reserva, encontram-se referenciadas 9 ordens de insectos, abrangendo 61 famílias num total de 171 espécies.

Peixes 

Foram referenciadas 6 famílias de peixes com um total de 13 espécies, merecendo destaque o ruivaco  e a boga 

Anfíbios e répteis 

Foram identificadas 9 espécies de anfíbios pertencentes a 6 famílias, e 5 famílias de répteis com um total de 10 espécies. Sendo de destacar: o lagarto de água, o lagarto comum , a rã-de-focinho- ponteagudo, a rã-castanha  e a rela 

Aves 

A RNPA oferece abrigo e alimentação a numerosas espécies de aves aquáticas (cerca de 120), quer sedentárias como o pato-real , a águia-de- asa-redonda, o guarda-rios, o tartaranhão-ruivo-dos-paúis  quer m igradoras. D estas, como visitantes de Verão, destacam-se a garça-vermelha, a cegonha, o  milhafre-preto ; de entre as invernantes, salientam-se a garça- branca, a  franga-de-água, o  marrequinho e a garça-real; como visitantes de passagem, surgem o  milhafre-real , a  andorinha-das-barreiras , o pisco-de- peito-azul  , etc.

 

imagens/cc_19780605_diaambiente.jpg imagens/cc_19790605_ambiente.jpg


Postal máximo Carimbo de 1º dia de Faro. Coleção da Secção


Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 05/08/2014