Padre José Anchieta

 

 

Mestre da língua e linguista, prosador e poeta,  é considerado o "pai" da literatura brasileira, dramaturgo e missionário, Anchieta foi aluno do Colégio das Artes dos 14 aos 19 anos. Em Coimbra, a sensibilidade poética do jovem Anchieta tornou-o conhecido entre os companheiros da academia conimbricence pelo apelido de "Canário de Coimbra".
Nascido em Santa Cruz de Tenerife (Canárias), foi em Coimbra que recebeu a parte mais importante da sua formação clássica, aprendendo o latim e cultura clássica, e aperfeiçoando ainda o português. Aos 17 anos, descobriu a sua vocação religiosa, tendo ingressado na Companhia de Jesus que o enviou posteriormente, como missionário para o Brasil.

A sua vastíssima obra, escrita em quatro línguas (português, latim - o latim renascentista de Anchieta é considerado do melhor da sua época -, castelhano e tupi - que aprendeu com os Índios do Brasil -, inclui teatro, cartas, sermões, poemas líricos, catecismos e uma epopeia, a primeira produzida nas Américas. Anchieta introduz na literatura brasileira dois traços estruturantes: interligação entre o tupi e o português. Além da sua importância para as letras, o Padre José de Anchieta é das mais proeminentes figuras da história luso-brasileira.

Fundador da cidade de São Paulo com o Padre Manuel da Nóbrega, ficou como refém dos Índios tamóios, aliados dos franceses, enquanto era negociada a paz com os portugueses. O seu nome, dado a uma cidade do Estado do EspÍrito Santo, é um topónimo frequente em terras brasileiras. "é o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático, o primeiro poeta épico do Brasil e poderá vir a ser o seu primeiro santo, uma vez que o seu processo de canonização continua em curso".

Dados Técnicos (informação CTT)

Obliterações do l. dia em, (Oblitérations du ler. jour , First day Obliterations in):
LISBOA, PORTO, COIMBRA, ÉVORA, FARO, FUNCHAL, PONTA DELGADA

DADOS TéCNICOS (DONNEES TECHNIQUES TECHNICAL DATA)
Emissão (emission, issue): 09/06/1997 Selos (timbres-poste, stamps):
140$00 500.000

Designer: Carlos Possolo
Papel (papier, paper): 102 g/m2
Picotagem (dentelure perforation): 12 x 12,5
Formato (format, size): 30,6 x 40 mm
Impressãa (impression, printing): off-set
Impressor (imprmeur, printer): Lito Maia

Folhas com (feuilles avec, sheets with) 50 ex.

Sobrescritos de l dia, (enveloppes du ler jour, FDC): C-6 - 85$00

cc 28/06/1980 S. Paulo - Brasil


Fundação Padre Anchieta, Brasil, 1989


Moeda

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 07/06/2014