Padre Estevão Cabral


medalha

Medalha dedicada à cidade de Castelo Branco (2016)
Anverso: Ao centro logotipo do município – a branco sobre um escudo esmaltado a vermelho – inscrito numa circunferência, que corresponde a uma peça central rotativa. Em redor desta peça central, vários motivos florais, que representam os bordados das Colchas típicas da cidade. No enxergo a legenda, ☩ CASTELO BRANCO ☩ (Cruz da Ordem do Templo).
Reverso: Ao centro o brasão municipal, inscrito num escudo esmaltado a vermelho. Em redor desta peça, estão  inscritos os nomes de quinze personalidades nascidas em Castelo Branco, legenda em espiral que se inicia na orla com uma cruz templária (☩), ficando os nomes divididos por um ponto a esmalte vermelho. Apresenta na orla a assinatura dos autores.
Autores: Isabel Carriço e Fernando Branco.
Gravura: Gravo, Lisboa.
Metal: Bronze patinado a branco e esmalte sintético vermelho e branco, Ø 80mm (a peça central tem 28mm).
Fotografia: Cortesia dos autores.
Obs.: Edição da Câmara Municipal de Castelo Branco, limitada a 100 exemplares, numerados à francesa. Foram necessários 4 cunhos, uma vez que a peça central é rotativa.
A medalha descrita pelos autores: “Representar Castelo Branco numa medalha não é fácil, sendo o seu percurso histórico e o seu presente indubitavelmente recheados de factos e entidades tão notáveis que é impossível caberem todos numa peça tão pequena."


 PADRE ESTÊVÃO CABRAL – (1734 – 1811 ou 1812?) Nasceu em Tinalhas, Castelo Branco. Em Coimbra, ingressou na Companhia de Jesus em 1751. Foi, no Curso de Matemáticas que desenvolveu o seu entusiasmo pelo estudo da Hidráulica. Esteve em Itália e regressou a Portugal a pedido de D. Maria para estudar os leitos dos rios de Portugal.


Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 02/07/2017