Música

Quarteto 1111, em homenagem a Coimbra (1111 foi o ano do Foral de Coimbra)

O 4º álbum da banda GNR, inclui um tema chamado de "Coimbra B*" , e foi lançado em setembro de 1986
imagens/selo_pt_2010_rock_gnr_psicopatria.jpg
Emissão: Rock em Portugal, 2010. Capa do álbum Psicopátria dos GNR. Valor facial: €0,57

A imagem folclórico-turística de Coimbra beneficiou bastante com a difusão da canção “Coimbra”, com letra de José Galhardo e música de Raul Ferrão, escrita em meados dos anos 30 do século XX, mas sucessivamente recusada no teatro de revista. Finalmente, no filme “Capas Negras”, de 1946, é interpretada em forma de serenata por um estudante apaixonado. Mesmo assim, passou despercebida.

Coube a Amália Rodrigues popularizá-la tanto em Portugal como no estrangeiro, nos anos 50, sendo, a partir daí, aproveitada pelo Estado Novo para propaganda turística do país (e do regime…).


Numa digressão integrada no Plano Marshall, em 1950, na cidade de Dublin, a cantora francesa Yvette Girault pediu a Amália que cantasse algumas canções de que gostasse em particular para adotar uma delas a uma letra francesa. Yvette Girault escolheu “Coimbra” e decidiu gravar uma versão francesa com o título “Avril au Portugal” e letra de Jacques Larue. A popularidade da canção foi rápida e rapidamente chegou até aos artistas anglófonos, que também gravaram uma versão em inglês (“April in Portugal”), como por exemplo Louis Armstrong (1953 - Satchmo Serenade) e Bing Crosby (1961 - Holiday in Europe) ou Perez Prado, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Eartha Kitt, Yvette Giraud, Anny Gould, Elyane Dorsay, Yvonne Blanc, Chet Atkins, Liberace, Bert Kaempfert, Enoch Light, Vic Damone, Richard Hayman, Freddy Martin, Xavier Cugat e Julio Iglesias. Também conhecida em inglês como “The Whisp'ring Serenade”


2015

Olga Maria Elisabeth Friederike Schwarzkopf, nasceu a 9 de dezembro de 1915, em Jarotsching, na Prússia (atual Polónia) e destacou-se como cantora de ópera. No período pós-2ª Guerra Mundial foi considerada mundialmente como uma das melhores cantoras soprano. Em Portugal atuou em Braga, Lisboa e COIMBRA. Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros prémios. Schwarzkopf faleceu em 2006.

Figuras de Coimbra (ou relacionadas) ligadas à Música:
    Fadista Augusto Hilário
    Carlos Seixas    
    José Nunes da Ponte
    José Carreras
    Manuel Raposo Marques
    D. Pedro de Cristo
    Zeca Afonso


Instituições:

Orfeon Académico de Coimbra
Secção de Fado da AAC
Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC)

CC HilárioCC Hilário - Coimbra

Conhecer o Pavilhão Centro Portugal

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 04/09/2017