Miguel Accioly da Fonseca Leitão


medalha

Medalha dedicada à cidade de Castelo Branco (2016)
Anverso: Ao centro logotipo do município – a branco sobre um escudo esmaltado a vermelho – inscrito numa circunferência, que corresponde a uma peça central rotativa. Em redor desta peça central, vários motivos florais, que representam os bordados das Colchas típicas da cidade. No enxergo a legenda, ☩ CASTELO BRANCO ☩ (Cruz da Ordem do Templo).
Reverso: Ao centro o brasão municipal, inscrito num escudo esmaltado a vermelho. Em redor desta peça, estão  inscritos os nomes de quinze personalidades nascidas em Castelo Branco, legenda em espiral que se inicia na orla com uma cruz templária (☩), ficando os nomes divididos por um ponto a esmalte vermelho. Apresenta na orla a assinatura dos autores.
Autores: Isabel Carriço e Fernando Branco.
Gravura: Gravo, Lisboa.
Metal: Bronze patinado a branco e esmalte sintético vermelho e branco, Ø 80mm (a peça central tem 28mm).
Fotografia: Cortesia dos autores.
Obs.: Edição da Câmara Municipal de Castelo Branco, limitada a 100 exemplares, numerados à francesa. Foram necessários 4 cunhos, uma vez que a peça central é rotativa.
A medalha descrita pelos autores: “Representar Castelo Branco numa medalha não é fácil, sendo o seu percurso histórico e o seu presente indubitavelmente recheados de factos e entidades tão notáveis que é impossível caberem todos numa peça tão pequena."


MIGUEL ACCIOLY DA FONSECA LEITÃO – (c.1609-c.1674) Filho de Francisco da Fonseca Leitão (Desembargador da Casa da Suplicação) e de D. Genebra Achioli de Castelo-Branco, formou-se  em Jurisprudência pela Universidade de Coimbra.

Ao longo da sua vida foi também Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, Juiz dos Órfãos do Porto, Ouvidor do Mestrado de Aviz, Procurador da Comarca de Leiria, Provedor dos Resíduos em Lisboa, Desembargador da Casa da Suplicação, Sindicante Geral nos Estados do Brasil, cargo pelo qual foi agraciado com uma Comenda de cem mil réis para dote de sua filha.

Como Genealogista escreveu “Famílias de Castelo Branco”, “Famílias do Reino de Portugal” e “Árvore de Costados de Títulos de Portugal”.


Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 02/07/2017