Mostra Filatélica e Medalhística "O Património e o Turismo" 

 


Ficha
TÍtulo

Mostra Filatélica e Medalhística "O Património e o Turismo"
Castellum de Alcabideque

Data 2018/11
Local Condeixa-a-Nova
Carimbo cc
Data Carimbo 2018.11.09
Desenho J. Pocinho
Organização SFAAC
Apoios

CTT

Texto de divulgação A 1ª Mostra Filatélica e Medalhística “Património e Turismo”, enquadrada no 4º Encontro Regional de Técnicos de Turismo, esteve  patente em Condeixa, de 1 a 12 de novembro.
Este evento de colecionismo decorreu em 3 locais diferentes: Museu Monográfico de Conimbriga, Escola EB2,3 de Condeixa e Escola Secundária Fernando Namora com o objetivo de divulgar a Filatelia e o Colecionismo junto de vários públicos, mostrando como se aprende e como se faz Cultura com o estudo e pesquisa feito pelos colecionadores.
A organização pretendeu afirmar e divulgar o Património através da Filatelia, Marcofilia e Medalhística neste Ano Europeu do Património Cultural, sendo uma iniciativa conjunta do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova/Curso Profissional de Turismo, Clube de Colecionismo da Escola Secundária Fernando Namora e Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra.
Para esta comemoração foi possível obter um Carimbo Comemorativo dos CTT – Correios de Portugal, que permitirá obliterar a correspondência entregue com um bonito carimbo, com base num desenho a lápis do artista condeixense João Pocinho, do Castellum de Alcabideque, principal abastecimento de água à cidade romana de Conímbriga.
 
O posto de correio funcionou no Museu de Conimbriga, no dia 9, tendo incluído ainda um selo personalizado do evento, bem como um postal com desenho do Castellum de Alcabideque.
As coleções Filatélicas presentes são um exemplo de como a filatelia, nas suas várias abordagens (clássica, temática, maximafilia, inteirismo e marcofilia) pode ajudar a divulgar o Património Material e Imaterial. Foram apresentadas 14 coleções filatélicas, vindas de vários pontos do país, graciosamente cedidas, de filatelistas premiados a nível nacional e internacional. Abordaram-se áreas como o Património da Humanidade, os Castelos, Faróis, Monumentos, Turismo, etc.
Quanto à Medalhística, apresentou-se uma seleção de 60 medalhas de Coimbra, que retratam a História e o Património da Universidade, da Academia e da Cidade. No tocante à Universidade, deu-se ênfase à história e ao património edificado. A Academia foi ilustrada sobretudo pelo seu património cultural e imaterial – as tradições académicas e a centenária Associação Académica, com uma mostra das suas Secções e Organismos Culturais e Desportivos. Quanto à Cidade, expôs-se um conjunto de episódios históricos e, alguns dos seus principais monumentos e edifícios notáveis, foram motivos para gravações em cunho.
Este evento esteve englobado no Ano Europeu do Património Cultural, iniciativa da União Europeia e coordenado em Portugal pela Direção Geral do Património Cultural.
Nas 2 referidas escolas foram feitas visitas guiadas por filatelistas sócios da SFAAC e pelos alunos do Curso de Turismo, a 27 turmas do Agrupamento de Escolas de Condeixa, totalizando mais de 500 alunos.

Coleções

No Museu Monográfico de Conímbriga
Filatelia
• Património Mundial da Humanidade - Unesco
Francisco Paiva
• Rota das Catedrais
Francisco Galveias
• Curiosidade no processo de impressão da série “Paisagens e Monumentos”
Carlos Maia
• A utilização dos "perfins" na série Paisagens e Monumentos
Carlos Maia
• Monumentos e Imóveis de Interesse Público nos Inteiros Postais Portugueses
Luis Brás
• Castelos portugueses
José Manuel Ribeiro Marques
• Castelos e Brasões portugueses
José Manuel Ribeiro Marques
• Turismo na Marcofilia Portuguesa
Rui Damasceno Rato
• Universidade de Coimbra
SFAAC – Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
• Condeixa na Filatelia
José Cura

Medalhística
• Medalhas de Coimbra – “História e Património”
João Bracons

Na Escola EB 2,3 de Condeixa e
Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa-a-Nova)

• 1ª Aula Filatélica
SFAAC – Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
• Monumentos de Coimbra
Paulo Dias
• Monumentos portugueses na marcofilia
José Cura

Peças
cc


ip
cc

Fotos cdncdn
cdn



cdncdncdn

cdncdn



Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2020 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 09/08/2019