MOSTRA FILATÉLICA

do Dia da Universidade 2000 - 710 anos

Realizada de 1 a 4 de Março de 2000 na sala de reuniões da AAC.

Foi inserida na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que a Reitoria da Universidade de Coimbra tem vindo a organizar através do gabinete da senhora Pró-Reitora para a Cultura, Doutora Maria de Fátima e Silva.

Este ano, a Semana Cultural foi dedicada à ciência, ao desporto e aos 500 Anos da Descoberta do Brasil pela frota de Pedro Álvares Cabral.

A Secção Filatélica teve o cuidado de expor participações relacionadas com aqueles temas, como foram os casos das colecções “Brasil – do Descobrimento do Brasil à Independência” (de Elmar Pinto Faria, amigo filatelista do Brasil que muito gentilmente enviou à Secção uma das suas colecções), “Marcofilia do Brasil” (do C.C.C.C.) e “A Matemática na Filatelia” (de Nuno Cardoso). 

No dia 1, foi emitido um carimbo comemorativo. O desenho consiste na demonstração geométrica do teorema de Pitágoras. O seu posicionamento é premeditado de forma a que o quadrado do cateto menor nos faça lembrar a torre da Universidade de Coimbra.

As duas mãos ao encontro uma da outra visam traduzir o cruzamento de culturas entre Portugal e o Brasil, e ainda a transmissão de ideias, conhecimentos e cultura através da universidade.

Ficha
TÍtulo

MOSTRA FILATÉLICA do Dia da Universidade 2000

Data
Local Sala de reuniões da AAC
Carimbo

MOSTRA FILATÉLICA do Dia da Universidade 2000 - 710 anos

Data Carimbo 1.3.2000
Desenho O desenho consiste na demonstração geométrica do teorema de Pitágoras. O seu posicionamento é premeditado de forma a que o quadrado do cateto menor nos faça lembrar a torre da Universidade de Coimbra.
Organização SFAAC
Apoios Reitoria da Universidade
Peça imagens/carta_cc_20000301_duniv.jpg

 

 

 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 10/11/2014