MOSTRA FILATÉLICA

do Dia da Universidade 1999

Entre os dias 1 e 4 de Março de 1999, a Secção Filatélica da AAC realizou uma mostra filatélica comemorativa do dia 1 de Março, dia em que a Universidade de Coimbra completou mais um ano da sua já longa existência.

Esta mostra foi integrada nas comemorações da Primeira Semana da Mostra Cultural, organizada pela Reitoria da Universidade de Coimbra, por intermédio da Pró-Reitora para a Cultura, Doutora Maria de Fátima Silva.

O lugar escolhido para o evento foi a Sala de Ensaios do Grupo Folclórico da Universidade e da Casa do Pessoal, nas antigas instalações do Colégio de São Jerónimo, na Alta de Coimbra.

Estiveram expostas cinco participações: "Estudo do Selo Ceres" (de Alexandre Santos), Flâmulas de Medicina e Farmácia" (de João Rui Pita), "Uma flor na Charneca" (de Nuno Álvaro Rodrigues), "Esta Cidade Chamada Aeminium" (de Paulo Dias) e "Carimbos Comemorativos das Realizações da Secção Filatélica da AAC". Procurámos assim, colocar ao dispor dos visitantes, cinco áreas diferentes da filatelia, nomeadamente: filatelia tradicional, filatelia temática, postais máximos, flâmulas e, por fim, carimbos comemorativos. No dia 1, funcionou no local um posto de correios, no qual foi aposto um carimbo comemorativo especialmente emitido em virtude do evento.

No carimbo figura uma imagem da fachada frontal da Biblioteca Joanina, motivo escolhido pela direcção da Secção Filatélica para simbolizar o tema cultura. Foi uma forma de, filatelicamente, homenagear tão prestigiada instituição ao serviço do ensino e da investigação em Coimbra A Biblioteca Joanina, de estilo barroco, foi construída no Séc. XVIII, no reinado de D. João V.

Contém cerca de 3000 obras dos Séculos XII a XIX, privilegiando as temáticas de Direito, Filosofia e Teologia.

A adesão, no primeiro dia, foi diminuta, dado o facto de ser tolerância de ponto para a Universidade (os estudantes fizeram fim-de-semana prolongado) e dia útil para os não estudantes. Julgamos também que o lugar escolhido não foi o ideal, visto ser algo discreto e escondido. Nos restantes dias, o movimento melhorou significativamente, tendo aparecido diversos sócios e visitantes, entre os quais o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Fernando Rebelo, e aDoutora Maria de Fátima e Silva.

Aproveitamos a oportunidade para prestar os nossos mais sinceros agradecimentos à Reitoria da Universidade de Coimbra e, muito especialmente, à Doutora Maria de Fátima Silva, por todo o apoio concedido para a realização do evento, sem o qual a Secção Filatélica ver-se-ia impossibilitada de o concretizar. Palavras de agradecimento são também dirigidas ao pessoal da Estação de Correios da Universidade, com quem foi óptimo trabalhar.

in Cábula Filatélica nº 17

 

Ficha
TÍtulo

MOSTRA FILATÉLICA comemorativa do do Dia da Universidade inserida na semana cultural da Universidade de Coimbra

Data 1 a 4 de Março de 1999
Local Sala de ensaios do Grupo Folclórico da Universidade e da Casa de Pessoal da U.C.
Carimbo

Dia da Universidade - Biblioteca Joanina
Desenho: Portal nobre, de estilo barroco, encimado por um grande escudo nacional

Data Carimbo 1.3.1999
Organização SFAAC
Apoios Reitoria da Universidade, Casa de Pessoal da UC, SASUC
Publicações

catálogo, envelope comemorativo

 

Catálogo da Mostra:

Catálogo mostra filatélica comemorativa do dia 1 de Março 1999

Peças

Peça filatélica da mostra:

Carta CC mostra filatélica comemorativa do dia 1 de Março 1999

Fotos


 

 

 

 

 

 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 01/09/2012