Mostra Filatélica Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências

Ficha
TÍtulo

Mostra Filatélica Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências

Data 26 a 28 de Outubro de 2011
Local Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra
Carimbo
Data Carimbo .2011.10.27
Desenho baseado no busto de José Bonifácio de Andrada e Silva, existente no Museu da Ciência em Coimbra, da autoria do escultor João Machado
Organização SFAAC e organização do Congresso
Apoios CTT e FPF
Descrição

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra organizou uma Mostra Filatélica durante o Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências, que decorreu em Coimbra, de 26 a 28 de Outubro de 2011.

O evento esteve inserido nas comemorações dos 100 anos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, que resultou da fusão das Faculdades de Filosofia e Matemática, criadas durante a Reforma Pombalina.

As ciências como a matemática, a física e a química, ciências naturais e da Terra, ciências da saúde como a medicina e a farmácia, estiveram em destaque e estudo neste evento científico. Cientistas como Gomes Teixeira, Pedro Nunes, José Bonifácio de Andrada e Silva, Câmara Pestana, Egas Moniz, etc, todos eles ilustres cientistas e já filatelizados, foram analisados e a sua obra e relevância discutidas.

As colecções expostas foram: “Esta Cidade chamada Aeminium” (Maximafilia) de Paulo Dias, “Matemática” (Temática) de Nuno Cardoso, “Carimbos de Ciência” (Marcofilia) do Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra e “José Bonifácio de Andrada e Silva na filatelia” (Reproduções) da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra.

A mostra contou com o apoio dos CTT – Correios de Portugal, da Federação Portuguesa de Filatelia e da própria organização do evento.

O posto de correio, que funcionou no dia 27, permitiu a circulação de centenas de cartas e postais com o carimbo comemorativo em uso nesse dia, com a imagem do busto de José Bonifácio de Andrada e Silva, existente no Museu da Ciência em Coimbra, da autoria do escultor João Machado.

O 1º carimbo foi obliterado pelo Prof. Dr. Martim Portugal, Professor Catedrático de Geologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e um dos maiores especialistas na vida e obra de José Bonifácio de Andrada e Silva.

José Bonifácio de Andrada e Silva, nascido em Santos a 13 de Junho de 1763, faleceu em Niterói a 6 de Abril de 1838. Foi um cientista e político brasileiro. Estudante e professor na Universidade de Coimbra, foi reconhecido na Europa como um geofísico com grande reputação. Esteve posteriormente, fortemente ligado à fundação do Brasil e envolvido na vida política brasileira até à sua morte.

Publicações

Panfleto

Peças

carta

carta

Fotos

O posto de correio:

Aspecto da Mostra

A 1ª obliteração do carimboi

 

Mostras > MF Congresso História das Ciências

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 18/02/2012