Salão Filatélico Centenário 87 - 24/10 a 2/11 1987

 

Ficha
Título

Salão Filatélico Centenário da AAC

Data 24/10 a 2/11 1987
Local Sala de estudo da AAC
Carimbo Centenário 87
Data Carimbo 24/10/1987
Desenho sede da AAC
Organização SFAAC
Apoios CTT, DG-AAC, RUC
Imagem CC 1987
ver noticiário
Peça

imagens/carta_cc_19871024_cbr_Salao_Centenário87_reg.jpg

Publicações

Catálogo da mostra:

Catálogo Salão Filatélico Centenário 87

imagens/mf_centen_1987_razoes.jpg

Prémios

Em 1913 o Senado Universitário, por iniciativa do Reitor, Prof. Doutor Guilherme Moreira, concedeu à A.A.C. O résdochão do antigo Colégio de São Paulo, o Eremita, também conhecido por Colégio dos Paulistas, na Rua Larga, vindo mais tarde a ser denominado pelos académicos por Bastilha. No mesmo edifício estava já instalado, no 1.° andar e na mansarda, o Instituto oriundo, como já se disse, da mesma fonte - a Academia Dramática, voltando assim, a Associação Académica e o Instituto, conhecido vulgarmente na gíria académica por Clube dos Lentes, a estar juntos, mas autónomos.

Com a fixação da sede no grande edifício da Rua Larga, a Associação Académica retomava o equilíbrio que havia perdido uns anos antes. As instalações, porém, eram muito limitadas para albergar toda a actividade académica que, naturalmente, incluía também a dos organismos culturais autónomos então existentes: Orfeon e Tuna.

Instalações acanhadas e vizinhança de relacionamento pouco afectuoso contribuíram para que a Academia, cansada de esperar pela solução do problema das suas instalações definitivas, prometidas desde a demolição do Teatro Académico e sempre adiadas, resolvesse ocupar pela força o restante do edifício que não estava na sua posse. Este acontecimento, conhecido pelos estudantes como Tomada da Bastilha, foi concretizado na noite de 24 para 25 de Novembro de 1920, pelo que o último destes dias passou a ser considerado o Dia da Academia de Coimbra.

 

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 30/12/2013