Carimbos comemorativos de Coimbra

Um passeio pela vida da Academia e da Cidade

António Bracons e José Cura

Edição: Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
Edição: fevereiro de 2013
Preço: 15 Euros
 


Os autores na sessão de autógrafo realizada no dia 23 de fevereiro de 2013, na AAC

 

ver apresentação

Da Introdução:

Reunimos nesta obra os 117 carimbos comemorativos apostos em Coimbra, tenham sido promovidos pela Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SFAAC) ou por outras entidades, nalguns casos com o apoio da SFAAC (65 carimbos). Estes carimbos são, na quase totalidade, ligados à cidade, pelo motivo ou simplesmente pelo evento a que dizem respeito. Por comodidade de referência, optámos por numerar os carimbos no âmbito deste catálogo, encontrando-se assim identificados por: #[n.º].
Incluímos, no final, seis carimbos comemorativos apostos fora da Cidade, por serem realizações da Secção Filatélica e porque representam, no geral, aspetos ou figuras ligadas à cidade. Estes carimbos são numerados como: #F[n.º].
Pela natureza da obra, optámos por colocar os carimbos pela ordem cronológica da sua aposição, preterindo uma organização temática ou outra, pelo que de dúbio e interpretativo contém. No final da obra introduzimos um índice temático dos carimbos, compulsado por múltiplas entradas, quer dos eventos, referências ou imagens que os ilustram, permitindo outra pesquisa, ao mesmo tempo que uma ‘análise’ breve do que comemoram ou mostram.
Optámos também por não incluir nenhum estudo sobre os carimbos que figuram neste catálogo, deixando abertas as portas a todos aqueles que, partindo desta base, queiram dedicar-se a essa investigação ou análise, nas múltiplas vertentes possíveis.
Excluímos os carimbos de primeiro dia (carimbos comemorativos que funcionam no primeiro dia de circulação de uma emissão de selos); desde 2004 são apostos em Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada; até ao final de 2003 estes carimbos funcionaram também em Coimbra, Évora e Faro. Poderão interessar para uma temática de Coimbra aqueles sobre emissões que terão alguma ligação à cidade, bem como outros carimbos comemorativos ligados à cidade, pelo motivo, personalidade, evento ou outro, apostos noutros locais, que são muitos e terão cabimento noutro estudo, face à dimensão do que agora se apresenta.
Reproduzimos, para cada carimbo, a sua imagem e, pelo menos, uma das peças efetuadas, com preferência para o sobrescrito especial, quando existente; sobre inteiro postal (bilhete postal emitido pelos CTT) comemorativo do evento, sempre que foi emitido (#39, 71, 113, 115 e 117), postal máximo, quando este foi produzido, pelo menos de forma sistemática (ex: #46, 48, 58, 61, 67, 77, 78, 91). Nos casos em que foi aplicado sobre sobrescrito simples, inclui-se, regra geral, o fragmento do carimbo e não a peça completa. Sempre que possível, reproduzimos peças circuladas (cartas registadas), por serem filatelicamente mais valorizadas.
Identificamos para cada carimbo a sua data, evento, local onde funcionou o Posto de Correio (sempre que foi possível saber), número do carimbo no âmbito deste catálogo (#...), número do carimbo (do catálogo de Palma Leal até 1976 e desde 1977 dos Catálogos de Carimbos Comemorativos editados pelo Clube de Colecionadores de Carimbos Comemorativos da SFAAC – C.C.C.C., bem como uma análise da imagem do carimbo, fazendo alusão ao representado e ao simbólico, bem como outros dados que nos pareceram significativos. No caso dos carimbos emitidos pela Secção, os respetivos sobrescritos comemorativos identificam em vários casos a edição ser do C.C.C.C., o seu número e ou a tiragem, alguns são numerados: essas situações são referidas. No geral, estas informações são impressas tipograficamente no verso do sobrescrito, na badana.
Procurámos ainda documentar cada peça com informação sobre o evento, a entidade, a instituição, a personalidade ou o espaço representado ou aludido, dado que a Filatelia reflete, na verdade, a realidade, a história, a vida de um local, uma região e ou do país. Passeamos pela história de Coimbra: da Cidade, da sua Universidade e da Academia, de figuras a elas ligados, das instituições e eventos que acolhe, da sua essência e espírito, sentindo a cidade e a sua alma. Estes textos são necessariamente breves, pela dimensão da obra.
Nalguns casos, a descrição feita do carimbo pareceu-nos bastante para apresentar o motivo. Se, para uns, a informação encontrada é vasta e de interesse mais amplo, obrigando ainda assim a uma seleção criteriosa, noutros é relativamente escassa e noutros ainda, a existência de diversas peças ao longo dos vários anos sobre um mesmo tema, levou à abordagem do mesmo sob vários aspetos, conforme os motivos dos carimbos o permitiram.
Procurámos sempre que possível, que as fontes utilizadas fossem obras impressas. Em diversas situações, contudo, tivemos como fonte os sites das instituições ou outras fontes da internet que nos pareceram credíveis. Tentámos registar todas na bibliografia.


O livro está À venda também na Papelaria da AAC, no piso 0 do edifício da AAC:
aac

Ver prémios do livro

 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 12/10/2016