Imprensa

[2000] [2001] [2002] [2003] [ 2006] [2007] [2008] [2009] [ 2010 ]
[ 2011 ] [ 2012 ] [ 2013 ] [ 2014 ] [ 2015 ]

[ 2016 ]



Secção Filatélica da AAC distinguida com prémios de mérito nacionais
Dez 6

Galardões foram entregues no Dia do Selo.

A Federação Portuguesa de Filatelia distinguiu a Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) com dois prémios de Mérito Filatélico de Literatura, relativos ao ano de 2015.

Entregues nas comemorações nacionais do Dia do Selo, a 1 de dezembro, a secção cultural da AAC recebeu dois dos galardões que são considerados “os mais importantes prémios relacionados com Literatura Filatélica a nível nacional”, pode ler-se em nota de imprensa. À SF/AAC foram atribuídos os prémios “Aníbal Queiroga”, para o Melhor Blog de Filatelia – http://sfaac-filatelia.blogspot.pt – e o prémio “Carlos Trincão – Outras Obras”, para a edição de “Atas do Congresso de Filatelia 2015”. A obra foi publicada após o Congresso de Filatelia de março de 2015, pela SF/AAC.

in  Universo UC, 2016/12/06
http://noticias.uc.pt/universo-uc/seccao-filatelica-da-aac-distinguida-com-premios-de-merito-nacionais/


Filatélica da AAC recebe dois prémios

in As Beiras, 2016/12/05

as beiras



dc

As aves na Maximafilia e as aves de todo o mundo
in Jornal das Cortes, 06/08/2016
ver recorte

Os estudantes fazem mais uma cábula
A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra editou, no mês de maio, mais um número da sua “Cábula Filatélica”. Trata-se do número 30; este é um número especial que é totalmente dedicado às muitas instituições da cidade.
As instituições apresentadas são: a Associação Comercial e Industrial de Coimbra, o Banco de Portugal, a câmara municipal, o Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX – CEIS 20, o Centro Hospitalar de Coimbra – Hospital Geral da Colónia Portuguesa no Brasil, Coimbra – Capital Nacional da Cultura, Confraria Rainha Santa Isabel, CTT Correios de Portugal, DECO – Associação para a Defesa do Consumidor, Direção Regional de Agricultura da Beira Litoral, Escola Secundária Avelar Brotero, Escola Secundária Quinta das Flores, Escola Superior de
Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Guarda Nacional Republicana, Hospital Sobral Cid, Liga Portuguesa Contra o cancro, Lions Internacional, Metro Mondego, Museu Nacional Machado de Castro, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Médicos, Portugal dos Pequeninos, Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, Sindicato dos Bancários do Centro, Sindicato dos Professores da Região Centro e Sociedade Portuguesa de Ginecologia.
Todas estas instituições já foram, de algum modo, representadas na filatelia através de selos, bilhetes- -postais, flâmulas, carimbos comemorativos, franquias mecânicas ou selos personalizados.
Geada de Sousa

in Diário do Alentejo, 2016/08/05
ver recorte

Publicações recebidas - Julho 1

in blogue O Filatelista, 2016/07/16
ver print

Associação Académica vence prémios na classe de Literatura Filatélica
in Diário de Coimbra, 8/05/2016
ver recorte


Ilustrações: As fotografias mostram-nos o exmo. sr. Presidente da República, professor doutor Marcelo Rebelo de Sousa, na seção filatélica da Associação Académica de Coimbra, na visita que no dia 17 de abril realizou àquela associação, no âmbito das comemorações da crise académica de 1969.
Geada de Sousa


Diário do Alentejo, 6 maio 2016
ver recorte

Secção Filatélica da AAC premiada pela Lubrapex 50 anos
A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra foi premiada na classe literária pela Lubrapex 50 anos. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Filatelia, realizou­se em Viana do Castelo com o apoio dos CTT e da Federação Europeia de … ler+ 4/05/16

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra foi premiada na classe literária pela Lubrapex 50 anos. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Filatelia, realizou-se em Viana do Castelo com o apoio dos CTT e da Federação Europeia de Associações Filatélicas. Segundo o tesoureiro da secção da AAC, Nuno Cardoso, a filatelia de competição divide-se em doze classes distintas. Contudo, a área literária revelou-se mais pertinente para os participantes da academia.

A secção filatélica da AAC também foi distinguida pelo livro “Carimbos Comemorativos de Coimbra”. O trabalho organizado por António Bracons e José Cura mereceu a medalha de prata grande e pode ser adquirido por 15 euros nas instalações da secção.

Também as plataformas digitais foram reconhecidas pelo concurso Lubrapex 50 anos. O blog e o site oficial da secção filatélica são um trabalho de longa data com vista à divulgação das atividades. Nuno Cardoso realça o trabalho de José Cura no processo digital.

Segundo Nuno Cardoso, a paixão pela filatelia surge, essencialmente, na infância e está associada às gerações mais antigas. No entanto, ainda se vão registando alguns interessados e associados aos grupos filatélicos nacionais. O tesoureiro fala dos apreciadores que ainda resistem em Portugal e e Coimbra.

A secção filatélica da Associação Académica de Coimbra encontra-se no primeiro piso da AAC, a meio do corredor, e recebe os interessados para efetuar inscrições ou a compra do livro “Carimbos Comemorativos de Coimbra”.

Mafalda Lalanda

in RUC, 4/05/16
print

viral


Cultura
Secção Filatélica marca presença em exposição luso-brasileira da modalidade
26/04/2016   

Exibição de coleções de selos pretende divulgar a atividade e comemorar a amizade entre as duas culturas lusófonas. Por Rita Portugal

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SFAAC) vai marcar presença na XXII LUBRAPEX, uma mostra luso-brasileira de selos, que decorre entre hoje e 1 de maio em Viana do Castelo. Este evento, que ocorre de forma alternada entre Portugal e o Brasil, comemora este ano 50 anos de existência.

A importância das exposições filatélicas passa, segundo Nuno Cardoso, membro da direção da SFAAC, por “divulgar a modalidade e a troca de experiências entre os coleccionadores”. As expectativas são grandes para aquele que Nuno Cardoso considera ser o “evento internacional de mais alta categoria a nível da filatelia” Para o membro da direcção, esta exibição pretende, em particular, “comemorar a amizade luso-brasileira, que se reflecte também em termos filatélicos”.

Nuno Cardoso confessa que, como coleccionador, “aquilo que leva de uma exposição desta envergadura são os conhecimentos adquiridos ao contemplar as colecções de outras pessoas”. Na exposição podem encontrar-se peças como uma das 150 cartas que sobreviveram à explosão do dirigível “Hindenburg”, em 1937, ou mesmo cartas que circularam no século XII em Veneza.

A SFAAC está, de momento, a trabalhar na edição de um livro e de uma revista no âmbito da Queima das Fitas de Coimbra.

in A Cabra, 26/04/2016
ver print 

terça-feira, 19 de abril de 2016
Presidente da República visita Secção Filatélica da Assoc. Académica de Coimbra
in blogue 'Os amigos da filatelia'





Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 12/06/2017