Imprensa

[2000] [2001] [2002] [2003] [ 2006] [2007] [2008] [2009] [ 2010 ]
[ 2011 ] [ 2012 ] [ 2013 ] [ 2014 ]

[ 2015 ]


Galardões nacionais para Filatelia da  AAC
dc 

in Diário de Coimbra, 2015/01/04
ver recorte


Correios acolhem 300 Espaços do Cidadão
por Notícias de Coimbra * Janeiro 23, 2015

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional garante que a criação de Espaços do Cidadão visa «simplificar a relação dos cidadãos com a Administração Pública e aproximar a Administração Pública dos cidadãos».

Na assinatura de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e os CTT para instalar 300 Espaços do Cidadão nas instalações dos Correios em todo o País (200 dos quais até ao final do ano e os restantes 100 espaços em 2016), Miguel Poiares Maduro lembrou que o Governo deu prioridade às parcerias com as autarquias, existindo hoje mais de 133 Espaços do Cidadão em funcionamento no País e mais de 264 espaços protocolados com um total de 87 municípios. Os espaços vão permitir um «atendimento presencial mais rápido, mas também com uma resposta mais rápida nos processos de decisão», que liberta os serviços de atendimento tradicional nas Lojas de Cidadão, diminuindo o tempo de espera nestas, e sendo complementares. O Ministro afirmou que muitos dos Espaços de Cidadão, quer nos CTT, quer nos municípios, «serão seguramente em territórios de baixa densidade, permitindo uma cobertura em termos de serviços de atendimento da Administração Pública até hoje inexistente». Os Espaços do Cidadão visam, segundo o Governo, aproveitar e rentabilizar a oferta de serviços da Administração Pública online para prestar atendimento digital assistido a pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias. A rede de Espaços do Cidadão enquadra-se na Estratégia de Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública, através do Programa Aproximar. O Ministro assegurou que esta rede «não implica um grande custo», uma vez que cada um dos Espaços do Cidadão protocolados com os municípios custa cinco mil euros para instalação, e no caso dos CTT esse custo não existe porque já existiam infraestruturas físicas, pelo que «o custo para o cidadão é o mesmo que o atendimento presencial ou mais baixo». Os serviços prestados nos Espaços do Cidadão incluem serviços gratuitos e serviços pagos, sendo que estes, quando prestados através de atendimento digital assistido, serão sempre inferiores aos cobrados no atendimento presencial tradicional. As bases da concessão do serviço postal universal permitem à respetiva concessionária (os CTT) a prestação de serviços de interesse público ou de interesse geral como o dos Espaços do Cidadão. Os CTT são uma empresa reconhecida pelos portugueses e têm um capital de credibilidade que resulta da oferta, de longa data, de produtos e serviços de grande utilidade para os cidadãos. No âmbito do protocolo, será constituída uma comissão paritária que acompanhará e avaliará a instalação e funcionamento dos Espaços do Cidadão, e que proporá as alterações e aditamentos ao protocolo se necessário.

http://www.noticiasdecoimbra.pt/correios-acolhem-300-espacos-do-cidadao/

blog



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
50 Anos da Secção Filatélica da AAC

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra está a comemorar este ano o seu 50º aniversário. Foi fundada a 23 de Fevereiro de 1965, por um grupo de estudantes que tinham em comum o gosto pelo coleccionismo filatélico, e durante algum tempo mantiveram secções de numismática e filomenismo. Ao longo do tempo foram crescendo, em número de sócios e actividades, realizando a primeira exposição em 1967, a Exposição Filatélica e Filumenística Estudantes Universitários, e em 1969 a VII Exposição Filatélica Nacional - AEMIPEX 69.
Em 1977 criaram o CCCC - Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, que se mantém até hoje como o único clube desta especialidade em Portugal, e com um grande stock de carimbos comemorativos emitidos nas últimas décadas. Têm várias edições de catálogos de carimbos, editam a publicação «Cábula Filatélica», órgão oficial desta Secção Filatélica, e uma publicação regular online com as notícias da filatelia portuguesa, tudo isto já muito premiado em exposições nacionais e internacionais.
O programa das comemorações dos 50 Anos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, começa no próximo dia 23 de Fevereiro, com o lançamento de um inteiro postal e carimbo comemorativo, e inauguração de uma Mostra Filatélica. No dia 28, sábado, o programa das comemorações é mais completo, com lançamento de selo personalizado, almoço comemorativo, palestras, tertúlia e convívio para os sócios e filatelistas que queiram participar.
Ao longo deste ano haverá outras iniciativas para assinalar esta comemoração, de que destacamos um Congresso de Filatelia, em Março, para debater de forma saudável e construtora (como diz a organização) o futuro da filatelia e do coleccionismo em Portugal. Aqui deixamos os parabéns a estes filatelistas empenhados, que muito contribuem para o sucesso da filatelia portuguesa.

in O Filatelista, 2015/02/12
http://o-filatelista.blogspot.pt/2015/02/50-anos-da-seccao-filatelica-da-aac.html

cm
ver notícia completa


50 anos da Secção Filatélica da AAC

A Secção Filatélica da AAC comemora, em 2015, 50 anos de atividade. Neste 50º aniversário, que se comemora no próximo dia 23 de fevereiro, 2ª feira, e que se prolonga pelo ano de 2015, a Secção gostaria de mostrar um pouco do que faz e do que pretende fazer.
[...]


in Local.pt
http://local.pt/portugal/lisboa/50-anos-da-seccao-filatelica-da-aac/



24/02/15

Secção Filatélica faz balanço no 50 º aniversário

Fundada a 23 de fevereiro de 1965, a secção Filatélica passou pela crise académica, pelo período final da ditadura e atravessa agora uma fase de envelhecimento dos seus elementos, com a ameaça da extinção caso não condigam cumprir os estatutos da Associação Académica de Coimbra (AAC). No meio deste cenário, comemoram-se as bodas de ouro, com esperança de despertar novo interesse para o coleccionismo.

Nas palavras do tesoureiro da seccção filatélica, Nuno Cardoso, a sobrevivência é para já o principal objectivo.

Além das dificuldades de angariação de novos sócios, Nuno Cardoso, lamenta a falta de apoio por parte das estruturas da AAC. Refere que propostas de actividades apresentadas em Novembro passado ao Conselho Cultural não tiveram resposta.

A secção pode ter a resposta apenas em Março. O presidente da Direcção-Geral da AAC, Bruno Matias, refere que a avaliação dos projectos é feita após a disponibilização das verbas anuais da Queima das Fitas, que este ano sofreu atrasos.

As comemorações do aniversário da Secção Filatélica prolongam-se pelo ano de 2015, com congressos, exposições, mostras filatélicas e uma edição especial da publicação Cábula Filatélica.

Ontem, dia do aniversário, lançaram o Inteiro Postal comemorativo. Uma imagem da AAC a preto, branco e dourado, desenhada por dois elementos da Filatélica. Vai estar disponível para venda nos CTT.

No sábado, dia 28, pela manhã há visita livre à Feira de Colecionismo e Velharias na Praça do Comércio; pelas 3 da tarde é descerrada a placa comemorativa dos 50 anos no interior da AAC junto à secção filatélica. Pela tarde de sábado seguem-se mais comemorações no auditório Salgado Zenha, na AAC. O programa completo pode ser consultado na site da Secção Filatélica, disponível atarvés do endereço : http://filatelica.aac.uc.pt/.

Maria Eduarda Eloy


in RUC, 24-2-2015
http://www.ruc.pt/2015/02/24/seccao-filatelica-faz-balanco-no-50-o-aniversario/

cabra
Secção de Filatelia comemora 50 anos
in A Cabra, 2015/02/24

rec
in Campeão das Provincias, 2015/02/26

rec

in O Despertar, 2015/02/27


da

Congresso de filatelia em Coimbra
in Diário do Alentejo, 27/02/2015


09.03.2015 15:02
Coimbra recebe congresso filatélico

Evento terá lugar no próximo sábado, 14 de março.
Por J. Pires Santos

O Congresso de Filatelia realiza-se no próximo sábado, 14 de março, e integra-se nas comemorações dos 50 anos da fundação da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SFAAC) – uma das mais antigas do País.
As comemorações iniciaram-se a 23 de fevereiro com o lançamento de um inteiro postal dedicado à efeméride e vão prolongar-se ao longo do ano.
O congresso terá lugar no Hotel D. Luís, em Santa Clara, Coimbra, e nele participarão dezenas de filatelistas. Os trabalhos iniciam-se pelas 9h00, com a entrega de documentação, e uma hora depois decorrerá a sessão de abertura, seguida da apresentação do carimbo comemorativo do evento pelo Dr. Raúl Moreira, diretor de Filatelia dos CTT.
O presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, Pedro Vaz Pereira, apresentará a comunicação ‘A Filatelia em Portugal’, seguindo de um debate sobre comunicação.
Cerca das 11h30, Margarida Sobral apresentará a comunicação ‘Os correios portugueses na época moderna’ e Acácio Luz falará sobre ‘A legislação postal da 1ª metade do séc. XX.’
Depois do intervalo para o almoço, os trabalhos recomeçarão com a apresentação das comunicações 'História do agrupamento temático nacional de Medicina’ (por Carlos Oliveira) e ‘Portugal e a Europa através dos selos’ (de Isabel Valente). Após um debate sobre as comunicações seguir-se-á a apresentação do livro ‘Teclas – O Filatelista’, da autoria de Paulo Simões.
Na última parte do congresso está prevista a apresentação de três comunicações: ‘A relevância cultural do Selo’; ‘Filatelia Juvenil’ e a ‘Filatelia – Que futuro’, respetivamente de João Pitta, Marcial Passos e António Cavaco. O encerramento do evento está marcado para as 18h00.

in Correio da Manhã online, 2015/03/09
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cultura/detalhe/coimbra_recebe_congresso_filatelico.HTML


dc

dada
ver recorte completo



Publicações recebidas - Junho - 2

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra acaba de lançar o nº 29 da revista «Cábula Filatélica», publicação dirigida aos sócios, mas que todos os filatelistas devem acompanhar pela importância, qualidade e divulgação que faz da filatelia portuguesa. Esta é uma edição especial comemorativa dos 50 Anos da Secção Filatélica, com vários artigos que recordam as actividades que desenvolveram nestes anos, a história da secção e do CCCC - Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, e uma mensagem do Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, que dá o seu testemunho do contacto com esta associação federada, entre outros artigos de muito interesse.
[...]
in blogue O Filatelista
domingo, 14 de junho de 2015
http://o-filatelista.blogspot.pt/2015/06/publicacoes-recebidas-junho-2.html
ver print


18/06/15
EDIÇÃO ESPECIAL DA “CÁBULA FILATÉLICA” COMEMORA 50 ANOS DE FILATELIA NA AAC

50 anos de selos na Associação Académica são celebrados com a edição especial da revista “Cábula Filatélica”. É a vigésima nona publicação, datando a primeira de 1982. A revista foi impressa em maio e está agora a ser distribuída pelos sócios da Secção de Filatelia.

Nuno Cardoso, tesoureiro da secção, anuncia as particularidades deste número, que contempla também artigos de antigos diretores do organismo e inclui todas as capas de edições anteriores.

O tesoureiro destaca que a Secção Filatélica é sítio para “aprender e ensinar”, em que a maioria dos sócios é sénior. Nuno Cardoso explica as principais atividades realizadas pela secção.

A Secção Filatélica foi fundada em 1965 por estudantes universitários. Desde aí, o responsável assinala que a evolução tem sido regressiva, com o desinteresse crescente dos jovens pela filatelia.

A “Cábula Filatélica” já ganhou prémios em exposições nacionais e internacionais, entre eles a medalha de prata nos Lubrapex 82 e 84 no Brasil e Miladox 84 na Bulgária.

As revistas estão a ser distribuídas gratuitamente pelos sócios, os principais interessados, mas todos são convidados a ter um exemplar gratuito.

Camila Vidal

in RUC, 18-6-2015
http://www.ruc.pt/2015/06/18/edicao-especial-da-cabula-filatelica-comemora-50-anos-de-filatelia-na-aac/

Filatelia
Os estudantes editam mais uma “Cábula”

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (Sfaac) lançou na última quinta-feira o número 29 da sua revista “Cábula Filatélica”. Este número é inteiramente dedicado ao seu 50.º aniversário e nele os estudantes dizem-nos o que foi a história da secção filatélica e partilham com os seus associados algumas histórias de pessoas que passaram por ela ao longo deste meio século de vida, que teve o seu início no dia 23 de fevereiro de 1965.
Este número da “Cábula Filatélica” é, em primeiro lugar, um repositório do que de mais importante aconteceu na vida da Sfaac. A revista viu o seu primeiro número publicado em
abril de 1982. Foi antecedida pelo “Boletim Filatélico da Sfaac”, de que só foram editados dois números, ambos em 1967; seguiu-se o “Boletim de Marcofilia do Clube de Colecionadores
de Carimbos Comemorativos”, que foi regularmente publicado entre 30 de junho de 1977 a 30 de janeiro de 1982.
No seu seio a Sfaac alberga o Clube de Colecionadores de Carimbos Comemorativos (CCCC), clube que assegura a todos os interessados a aquisição de um exemplar de cada um
dos carimbos deste tipo emitidos pelos Correios. O CCCC editou e, tem vindo a atualizar regularmente, o seu Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal. De há 30 anos para cá, este é o único catálogo português sobre este tipo de colecionismo filatélico.
A abrir o presente número, Pedro Vaz Pereira, presidente da direção da Federação Portuguesa de Filatelia e sócio honorário da Sfaac, realça o excelente trabalho realizado ao
longo deste meio século por estes jovens universitários que estão em Coimbra apenas o tempo necessário para concluírem os seus cursos e depois seguem a sua vida profissional
noutros locais.
Também Raul Moreira, o diretor dos Serviços de Filatelia dos CTT, assina um artigo deveras interessante com o título “Colecionar selos postais”. O autor tece algumas considerações sobre o que é colecionar e em apoio da sua tese transcreve um pequeno excerto de uma obra, que não identifica, de Jorge Luís Borges, e um outro de A Rough Guide to Psychology, de Christian Jarrete.

in Diário do Alentejo, 2015/06/26
ver recorte

Secção Filatélica da AAC premiada na Gaya 2015

in Diário de Coimbra, 2015/09/09
ver recorte




Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 17/10/2015