Imprensa

[2000] [2001] [2002] [2003] [ 2006] [2007] [2008] [2009] [ 2010 ]
[ 2011 ] [ 2012 ] [ 2013 ]

[ 2014 ]


AAC · Académica
Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra ganha prémios

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SFAAC) foi premiada com 2 importantes galardões nacionais, que recebeu no passado fim de semana, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, durante as comemorações nacionais do Dia do Selo e do 60º aniversário da Federação Portuguesa de Filatelia (FPF).

Os Prémios de Mérito Filatélico de Literatura, referentes ao ano de 2013, atribuídos pela Federação Portuguesa de Filatelia (FPF), foram para o blogue da SFAAC (http://sfaac-filatelia.blogspot.com/), com o prémio “Aníbal Queiroga” para o Melhor Blogue de Filatelia e o prémio Prémio “Godofredo Ferreira” para Melhor Livro de Filatelia, atribuído ex aequo ao livro editado pela SFAAC: “Carimbos Comemorativos de Coimbra”, escrito pelos  sócios António Bracons e José Cura. O outro livro premiado é também de um sócio da SFAAC, Francisco Matoso Galveias, com o título “Os Bombeiros na Filatelia Portuguesa”.

Além desses prémios foram entregues outros prémios, sendo os directores da Secção Filatélica da AAC, Nuno Cardoso e José Cura galardoados com a Medalha de Serviços Inestimáveis da FPF, uma das mais importantes distinções nacionais de filatelia. O Presidente da FPF, Pedro Vaz Pereira congratulou a Secção Filatélica da AAC pelo seu trabalho em prol da filatelia em Coimbra e no país.

O blogue da SFAAC “assume-se como um meio de promoção, informação, notícias e conteúdos filatélicos de qualidade. No blogue são dadas a conhecer as atividades da Secção, a história postal de Coimbra e eventos filatélicos que decorrem no país”.

No ano passado, a SFAAC tinha vencido o prémio para melhor website (http://filatelica.aac.uc.pt), e em 2011, a SFAAC tinha vencido prémio semelhante pelo seu blogue oficial que foi considerado o Melhor Website de Filatelia de 2010.

in Notícias de Coimbra, Dezembro 15, 2014
http://www.noticiasdecoimbra.pt/seccao-filatelica-da-associacao-academica-de-coimbra-ganha-premios/


PRÉMIOS NACIONAIS DE FILATELIA PARA A SFAAC
COIMBRA – A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra foi premiada com 2 importantes galardões nacionais. Os Prémios de Mérito Filatélico de Literatura, referentes ao ano de 2013, atribuídos pela Federação Portuguesa de Filatelia (FPF), foram para o blogue da SFAAC (http://sfaac-filatelia.blogspot.com/), com o prémio “Aníbal Queiroga” para o Melhor Blogue de Filatelia e o prémio Prémio “Godofredo Ferreira” para Melhor Livro de Filatelia, atribuído ex aequo ao livro editado pela SFAAC: “Carimbos Comemorativos de Coimbra”, escrito pelos nossos sócios António Bracons e José Cura. O outro livro premiado é também de um nosso sócio, Francisco Matoso Galveias, com o título “Os Bombeiros na Filatelia Portuguesa”.

Os prémios foram entregues no passado fim de semana, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, durante as comemorações nacionais do Dia do Selo e do 60º aniversário da FPF.

Além desses prémios foram entregues outros prémios, sendo os directores da Secção Filatélica da AAC, Nuno Cardoso e José Cura galardoados com a Medalha de Serviços Inestimáveis da FPF, uma das mais importantes distinções nacionais de filatelia. O Presidente da FPF, Pedro Vaz Pereira congratulou a Secção Filatélica da AAC pelo seu trabalho em prol da filatelia em Coimbra e no país.

O blogue da SFAAC assume-se como um meio de promoção, informação, notícias e conteúdos filatélicos de qualidade. No blogue são dadas a conhecer as atividades da Secção, a história postal de Coimbra e eventos filatélicos que decorrem no país.
in Local.pt, 2014/12
http://local.pt/portugal/centro/premios-nacionais-de-filatelia-para-a-sfaac/

revrev
revrev  rev
rev
Revista Lusitana, nov. 2014


recorte
Diário do Alentejo, 21-11-2014


Delegação dos CTT abre segunda feira na antiga Junta dos Olivais


Uma delegação dos CTT abre oficialmente na segunda feira, na antiga sede da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Este é um dos marcos das comemorações dos 160 anos desta freguesia, que decorrem até ao dia 29 e pretendem envolver toda a cidade.

A Freguesia de Santo António dos Olivais vai ter os serviços de correios mais próximos. A Delegação dos CTT abre oficialmente na segunda feira, na antiga sede da Junta de Freguesia, vindo assim colmatar uma necessidade muito sentida pela população.

Manuel Correia de Oliveira, presidente desta Junta, lembra que a “abertura de um Posto de Correios na freguesia era muito desejada”, sendo “muito reivindicada pela população, que manifestava essa necessidade de ter este serviço na freguesia”.

O executivo conseguiu “levar a bom porto” este projeto e, a partir da próxima semana, a população já pode usufruir de todos os serviços disponibilizados neste Posto de Correios.

Esta nova delegação dos CTT vai funcionar na antiga sede da Junta, situada na Avenida Dr. Dias da Silva (ao lado da escola básica), onde pode ser visitado também, no rés-do-chão, o Centro de Estudos de Santo António, um verdadeiro museu que reúne uma vasta coleção de imagens antigas e modernas de Santo António, quadros fotográficos trazidos de igrejas da Europa, México, Índia, Macau e de África, assim como livros sobre este Santo, medalhas, selos ou azulejos.

A abertura desta delegação é um dos eventos que integra as comemorações dos 160 anos da Freguesia de Santo António dos Olivais. As festividades começaram no sábado, com a inauguração da Mostra de Arte dos Artistas da Freguesia no Piso 0 do Centro Comercial Dolce Vita. Esta exposição, que é já tradicional, está a decorrer até domingo e conta com a participação de 20 artistas da freguesia, sendo dedicada aos 160 anos de Santo António dos Olivais.

À semelhança do que tem acontecido nas últimas edições, estão patentes ao público os mais variados trabalhos, executados com materiais como terracota, madeira, xisto, desperdícios, pano, barro, cerâmica, cartão, crepla, vidro, ferro forjado ou pedra.

in Despertar,  21 novembro 2014
http://odespertar.com/pt/index.php/coimbra/1094-delegacao-dos-ctt-abre-segunda-feira-na-antiga-junta-dos-olivais


CTT NOS OLIVAIS

O balcão dos CTT de Celas, na Rua Bernardo de Albuquerque, que foi encerrado era um ponto fulcral para muitos fregueses de Santo António dos Olivais. Os seus serviços foram deslocados para outros balcões geograficamente distantes e para um quiosque.

O movimento cívico Cidadãos por Coimbra condena com veemência que, na freguesia de Santo António dos Olivais, sejam prestados serviços específicos dos CTT em quiosques. A população deve continuar a ter acesso aos serviços em vários pontos da freguesia, sem ser obrigada a deslocações ou a ser atendida por funcionários não especializados em espaços comerciais privados.

Louvando a boa vontade do Executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais (JFSAO) em reabrir um espaço dedicado aos CTT no espaço da antiga junta de freguesia, o movimento cívico Cidadãos por Coimbra considera que não é admissível que sejam funcionários da JFSAO, pagos pelo Estado e sem a especialização adequada, a trabalhar num organismo que agora é privado.

O movimento cívico Cidadãos por Coimbra exige a (re)abertura de um posto dos CTT na zona de Celas, de forma a servir a população com um serviço indispensável.

in Cidadãos por Coimbra, 17 de Outubro de 2014 
http://cidadaosporcoimbra.pt/2014/10/17/ctt-nos-olivais/


60 Anos da Federação Portuguesa de Filatelia

Criada em 1954, a Federação Portuguesa de Filatelia completa este ano, no dia 6 de Dezembro, 60 anos de existência. Nesse mesmo dia será celebrado o «Dia do Selo» em Portugal, e do programa das comemorações destacamos, a inauguração oficial da nova sede da Federação, que se instalou há pouco tempo na Rua Cidade de Cardiff nº 36-B, em Lisboa, o almoço comemorativo do «Dia do Selo», o Congresso da FPF, no Hotel Travel Park, e o jantar comemorativo do aniversário, que se realiza no Restaurante Comenda, no Centro Cultural de Belém.

Neste dia, os CTT - Correios de Portugal vão lançar um inteiro postal com carimbo comemorativo, no local das comemorações. Durante o jantar serão entregues os Galardões da Federação Portuguesa de Filatelia, e os Prémios de Mérito Filatélico - Literatura do ano de 2013, ás seguintes publicações: Prémio «O Philatelista», para melhor periódico, atribuído ex aequo à revista «O Mensageiro do Algarve», publicação das associações e núcleos filatélicos do Algarve, e à «Voz Filatélica-Sul do Tejo», da Associação de Filatelia e Coleccionismo Sul do Tejo; o Prémio «Godofredo Ferreira», para o melhor livro, atribuído ex aequo a Francisco Matoso Galveias, pela obra «Os Bombeiros na Filatelia Portuguesa», e a António Bracons e José Cura, com a obra «Carimbos Comemorativos de Coimbra»; o Prémio «A. Guedes de Magalhães», para melhor autor, atribuído a Eduardo José Oliveira e Sousa, pelos seus artigos publicados em diversas revistas; o Prémio «Aníbal Queiroga», para melhor website, atribuído à Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva , e para o melhor blog de filatelia, atribuído à  Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra ; e o Prémio «Juvenil de Literatura Filatélica», atribuído a Débora Ramos Pereira, pelo seu artigo publicado no nº 9 da revista «Vale do Neiva Filatélico».

Daqui enviamos os nossos parabéns a todos estes galardoados, e à Federação Portuguesa de Filatelia por este aniversário.

in blogue O Filatelista, 2014/11/16
http://o-filatelista.blogspot.pt/2014/11/60-anos-da-federacao-portuguesa-de.html


Secção Filatélica clube de coleccionadores de carimbos comemorativos


COIMBRA – A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra ganhou no passado fim de semana, em Viana do Castelo, vários prémios na classe de Literatura Filatélica, atribuídos durante a Vianna 2014 – XXIVª Exposição Filatélica Nacional, organizada pela Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, em Viana do Castelo, com apoio da Federação Portuguesa de Filatelia e CTT – Correios de Portugal. Este certame filatélico decorreu de 5 a 9 de novembro no Centro Cultural de Viana do Castelo, na zona ribeirinha da cidade.

Os galardões, premiaram o livro editado pela SFAAC: “Carimbos Comemorativos de Coimbra” de António Bracons e José Cura com medalha de Prata Dourada.

O blogue oficial da Secção foi premiado também com medalha de Prata Dourada. O blogue está alojado no endereço, onde são dadas a conhecer as actividades da Secção, a história postal de Coimbra e eventos filatélicos que decorrem no país.

Além dessas participações, a Secção Filatélica da AAC levou a concurso o seu site e a revista “Cábula Filatélica”, ambos agraciados com medalha de Prata.

A mais recente edição, o “Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal (2005-2013)”, foi premiado com Medalha de Bronze Prateado.
Além destas participações na classe de Literatura Filatélica por parte da SFAAC, vários sócios da Secção foram agraciados com excelentes classificações, provando-se a força na filatelia nacional.

Durante a exposição foram editados 5 carimbos comemorativos e 1 inteiro postal que reproduzem motivos da região e o Navio Hospital Gil Eanes, que se encontra junto ao local exposição. Foi editada ainda 1 medalha comemorativa que apresenta, em filigrana, um coração, logotipo da exposição e símbolo da cidade de Viana do Castelo.

Com certeza que mais estes prémios serão um incentivo para a SFAAC no sentido de continuar a promover a edição de obras filatélicas.
Esta entrega de prémios surge depois do anúncio, por parte da FPF dos galardões nacionais de Mérito Filatélico de Literatura, que a SFAAC venceu em 2 categorias.

 in Local.pt,  12/11/2014
http://local.pt/portugal/centro/seccao-filatelica-clube-de-coleccionadores-de-carimbos-comemorativos/

ver print



Blogue e livro da SFAAC premiados

POSTED BY   ACABRA   ·   05/11/2014

Prestes a festejar 50 anos, a Secção de Filatelia da Associação Académica de Coimbra é reconhecida no panorama nacional. Por Rita Rosa

A Secção de Filatelia da Associação Académica de Coimbra (SFAAC) foi recentemente galardoada com dois prémios atribuídos pela Federação Portuguesa de Filatelia (FPF), a serem entregues numa cerimónia a 6 de dezembro em Lisboa. Os prémios são “um reconhecimento a nível nacional do nosso trabalho”, revela o secretário da mesa do plenário da SFAAC, Nuno Cardoso.

Para o blogue da SFAAC foi o prémio “Aníbal Queiroga”. O membro da secção referiu que “a ideia de criar o blogue foi divulgar o mais rapidamente possível todas as atividades da secção e da filatelia nacional”, dando especial atenção “a tudo o que envolva a filatelia em Coimbra”. A secção, com o livro por si editado (“Carimbos Comemorativos de Coimbra”), ganhou ainda o prémio “Godofredo Ferreira” para Melhor Livro de Filatelia. O livro “reproduz todos os carimbos comemorativos realizados em Coimbra, grande parte deles pela SFAAC”, mencionou Nuno Cardoso, acrescentando ainda as “reduções de peças a cores” que o livro apresenta.

A passar por um processo eleitoral, que se realizará amanhã, 6 de novembro, a SFAAC irá comemorar ainda, no próximo ano, “50 anos de existência e atividade”, continuou o secretário da mesa do plenário. Para 2015 estão previstos eventos como a festa de aniversário, “com homenagem aos sócios fundadores que ainda visitam a secção”, e um congresso “para abordar as questões do futuro da filatelia”, que se realizará no dia 14 de março, concluiu Nuno Cardoso.

in A Cabra, 05/11/2014
https://acabra.wordpress.com/2014/11/05/blogue-e-livro-da-sfaac-premiados/



as beiras

in As Beiras, 2014/11/05


dc
in Diário de Coimbra, 2014/10/24


FPF já divulgou o plano exposicional para 2015


A Federação Portuguesa de Filatelia – APD (FPF) divulgou no início do mês o plano de exposições que os clubes filatélicos federados vão realizar ao longo do próximo ano. Serão realizadas 35 exposições, das quais se destaca a Exposição Nacional e Inter-regional “Gaia 2015”. Esta exposição é uma realização da FPF e terá lugar em setembro, em Vila Nova de Gaia.
Como vem acontecendo há já vários anos, é na zona 1 (norte do País) e na zona 4 (Alentejo/Algarve) que se concentra o maior número de eventos exposicionais. Para o ano haverá 12 exposições no norte e 13 na região Alentejo/Algarve. 
Por ordem de realizações, segue-se a zona 3 (grande Lisboa) com cinco, a zona 2 (Beiras) com três e os Açores (zona 6) com duas. Os clubes da Madeira não pediram a realização de qualquer exposição. 
De saudar a inclusão na listagem deste ano de quatro agrupamentos que em 2014 não realizaram nenhuma exposição. Estão neste caso o Núcleo Filatélico de Braga, o Núcleo de Colecionismo e Filatélico João Ramalho da Escola Secundária de Vouzela, a Secção de Colecionismo da Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide e, o Núcleo de Filatelia Juvenil “O Bichinho do Selo” de Armação de Pera.
Embora haja muitos outros clubes filatélicos, este ano apenas 19 se candidataram junto da FPF, à realização de certames exposicionais. A todos estes, a FPF vai conceder um apoio não reembolsável de 200 euros e, sob sua proposta, os Correios de Portugal emitirão um carimbo comemorativo para cada uma das 34 exposições. 
No que respeita a financiamento e à emissão de material filatélico, a Exposição Nacional e Inter-Regional “Gaia 2015” terá um tratamento à parte. 
Pela sua heterogeneidade, é interessante referirmos o nome e a localização dos clubes que este ano vão promover a filatelia através de exposições.
Comecemos pela nossa zona. Os 13 certames previstos serão realizados pelos agrupamentos, AFAL– Associação Filatélica Alentejo-Algarve (Portimão), ATAF – Núcleo Filatélico dos Trabalhadores Autárquicos de Faro, Secção Filatélica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, Núcleo Filatélico Lions Clube de Portimão, Núcleo Filatélico Juvenil “Os Amiguinhos dos Selos” (Estói), Grupo Filatélico da Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Beja, Núcleo de Filatelia Juvenil “O Bichinho do Selo” (Armação de Pera).
As 11 exposições da região norte serão promovidas pela Associação de Colecionismo do Vale do Neiva, Núcleo Juvenil de Filatelia da Escola EB 2,3/S de Barroselas, Núcleo Filatélico de Braga, Associação Poveira de Colecionismo (Póvoa do Varzim), Clube de Colecionadores de Gaia e Núcleo Juvenil de Filatelia da Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia).
As cinco exposições da zona 3 (Lisboa) serão organizadas pela Secção Filatélica da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada, a Associação de Filatelia e Colecionismo “A Sul do Tejo” e a Secção de Colecionismo da Associação de Reformados e Pensionistas de Campolide.
Os três eventos exposicionais da região centro (Beiras) serão levados a efeito pela Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra e pelo Núcleo de Colecionismo Filatélico “João Ramalho” da Escola Secundária de Vouzela.
Nos Açores (zona 6) será o Clube de Filatelia “O Ilhéu” da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel de Arriaga a realizar as duas exposições previstas.
Resumindo, as exposições do próximo ano serão realizadas por seis agrupamentos juvenis com sede em escolas, seis “independentes”, três de associações de âmbito humanitário, dois de reformados e pensionistas, um de trabalhadores autárquicos e um de uma associação de estudantes universitários.
Ilustração: capa de “O meu álbum de selos”, publicação filatélica dos correios que tem como público-alvo os mais jovens. 
A presente edição conta-nos três pequenas histórias ilustradas com os selos de 12 de selos emitidos neste ano.


Geada de Sousa

in Diário do Alentejo



MOSTRA FILATÉLICA DA SECÇÃO FILATÉLICA DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA

OUT 20

COIMBRA – A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra organizou na passada semana uma Mostra Filatélica de temática Científica com várias coleções relacionadas com as Ciências em geral, e com a Matemática em particular, durante o 7º Encontro Luso-brasileiro de História da Matemática, realizado em Óbidos de 15 a 19 de outubro.

Estiveram expostas as seguintes coleções: “A Matemática na Filatelia” e “História e Evolução da escrita” de Nuno Cardoso, “A Informática ao serviço da Sociedade – Educação e Jogos” de José Cura e “Carimbos comemorativos de ciências” da SFAAC.
Foi ainda apresentado um vídeo de selos do mundo sobre história da Matemática.

Durante o evento foi apresentado o site dos selos de Matemática: Philamat numa acção conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Matemática, a British Society for the History of Mathematics e a Secção Filatélica da AAC.

O website, preparado pela SFAAC, apresenta a abordagem filatélica da história da Matemática no mundo, segundo a visão de Robin Wilson, presidente da British Society for the History of Mathematics e um renomado divulgador da matemática

O evento teve um carimbo comemorativo dedicado ao matemático Sebastião e Silva quando se comemoraram 100 anos do seu nascimento, sendo disponibilizado pelos CTT um envelope postal especial e editado pela SFAAC um selo personalizado.
O carimbo tem por motivo os chamados “espaços de Silva”, base de um dos seus mais famosos trabalhos que definiu uma nova categoria de espaços localmente convexos.

 

in Local.pt, 2014/10/20
http://local.pt/portugal/centro/mostra-filatelica-da-seccao-filatelica-da-associacao-academica-de-coimbra/


quarta-feira, 24 de Setembro de 2014

Universidade de Coimbra, património da UNESCO


No passado dia 24 de setembro, pelas 17 horas, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, teve lugar a cerimónia de lançamento da Emissão Filatélica “Património Unesco: Universidade de Coimbra, Alta e Sofia”.
A partir desta data, os CTT promovem uma emissão filatélica sobre a Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, ajudando assim a preservar e divulgar, por todo o mundo, a sua memória histórica. Esta emissão será composta por 4 selos e um bloco filatélico que incluirá ele próprio um selo. Os quatro selos terão um valor facial de 0,42€, 0,50€, 0,70€ e 0,80€ e uma tiragem de 155 000, 120 000, 175 000 e 115 000 exemplares, respetivamente. Representados nos selos estarão alguns dos mais emblemáticos edifícios da Universidade, como é o caso do Colégio de Nª Srª da Graça, a Biblioteca Joanina, o Laboratório Químico e a Faculdade de Letras. Todos os selos terão um formato de 30,6 mm x 40 mm. O Bloco filatélico terá uma tiragem de 40 000 exemplares, um valor facial de 1,70€ e trará na sua frente uma imagem do Pátio das Escolas. O seu formato será de 125 x 95 mm. Para esta emissão o desgin de todas as peças filatélicas esteva cargo de Hélder Soares do Atelier Design&etc. Para quem adquirir a pagela da emissão há ainda a possibilidade de, através da App CTT Filatelia (de acesso gratuito), se poder aceder a conteúdos de realidade aumentada.
Fonte: http://www.uc.pt/tomenota/2014/092014/20140922_1 Imagens: http://sfaac-filatelia.blogspot.pt/  

in http://filatelicamentecentro.blogspot.pt/2014/09/universidade-de-coimbra-patrimonio-da.html


sábado, 27 de Setembro de 2014

Universidade de Coimbra, Alta e Sofia

Os CTT - Correios de Portugal lançaram no passado dia 24 de Setembro, uma emissão comemorativa da inscrição da Universidade de Coimbra - Alta e Sofia, como Património Mundial da UNESCO, que ocorreu a 22 de Junho de 2013. Para além desta emissão filatélica, vai haver também um lançamento numismático nos próximos dias.

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas do mundo, tendo sido criada no reinado de D. Dinis, em 1290. Desde a sua fundação passaram por ela milhares e milhares de alunos, que levaram o seu conhecimento e cultura por todo o mundo. Hoje é uma das universidades com mais estudantes estrangeiros, tornando Coimbra uma cidade cosmopolita. A emissão filatélica é composta de quatro selos e um bloco, que retratam edifícios emblemáticos desta universidade, como o Colégio de Nª Srª da Graça, na Rua da Sofia, a Biblioteca Joanina, o Laboratório Químico, a Faculdade de Letras, e o Pátio das Escolas, no bloco. O trabalho de design foi do Atelier Design&etc - Hélder Soares.

A cerimónia do lançamento da emissão filatélica decorreu na Sala do Senado, da Reitoria da Universidade de Coimbra, com a presença do Reitor da Universidade, da Vice-Reitora da Cultura, do Director Comercial da Região Centro dos CTT - Correios de Portugal, e de elementos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, que sugeriu o desenho do carimbo de primeiro dia. Para além das imagens das peças filatélicas, apresentamos aqui uma fotografia da cerimónia do lançamento da emissão, uma realização da Secção Filatélica da AAC.

in http://o-filatelista.blogspot.pt/2014/09/universidade-de-coimbra-alta-e-sofia.html



CTT lançam selos sobre a Universidade de Coimbra

Os CTT Correios de Portugal vão lançar, quarta-feira (24), uma emissão filatélica sobre a Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, ajudando assim a preservar e divulgar, por todo o mundo, a sua memória histórica.

Esta emissão será composta por quatro selos e um bloco filatélico que incluirá ele próprio um selo. Os quatro selos terão um valor facial de 0,42 euros, 0,50 euros, 0,70 euros e 0,80euros e uma tiragem de 155 000, 120 000, 175 000 e 115 000 exemplares, respectivamente.

Representados nos selos estarão alguns dos mais emblemáticos edifícios da Universidade, como é o caso do Colégio de N.ª Sr.ª da Graça, a Biblioteca Joanina, o Laboratório Químico e a Faculdade de Letras. Todos os selos terão um formato de 30,60 milímetros por 40 milímetros.

O Bloco filatélico terá uma tiragem de 40 000 exemplares, um valor facial de 1,70 euros e trará na sua frente uma imagem do Pátio das Escolas. O seu formato será de 125 por 95 milímetros.

Para esta emissão o desgin de todas as peças filatélicas esteva cargo de Hélder Soares, do Atelier Design&etc.

Para quem adquirir a pagela da emissão há ainda a possibilidade de, através da App CTT Filatelia (de acesso gratuito), se poder aceder a conteúdos de realidade aumentada.

As obliterações de primeiro dia decorrem nas estações dos Correios de Coimbra (avenida de Fernão de Magalhães), de Lisboa (Restauradores), do Porto (Estação do Município), do Funchal (Estação de Zarco) e de Ponta Delgada (Estação de Antero de Quental).

in Campeão das Províncias, 23-09-2014
http://www.campeaoprovincias.pt/pt/index.php/sociedade/6607-ctt-lancam-selos-sobre-a-universidade-de-coimbra


in Mensageiro do Algarve, set. 2014


 

08:27 04.08.2014

CTT esperam pouco impacto da greve, sindicato prevê grande adesão

Os centros de produção e logística dos CTT em Cabo Ruivo, Maia e Taveiro estão hoje e terça-feira em greve, mas a empresa estima que o efeito da paralisação seja "inexpressivo", enquanto sindicato espera "grande adesão".

 

Os trabalhadores dos centros de produção e logística dos CTT iniciaram  uma greve parcial a 21 de julho, a qual terminou na sexta-feira, e iniciam  hoje uma greve de dois dias contra o fim do horário contínuo.  

"Os CTT estimam que o efeito desta greve será inexpressivo, esperando-se  que o serviço postal se mantenha em operação", referem os Correios de Portugal. 
  
"Todas as lojas dos CTT (estações de Correios) se manterão abertas em  todo o país, o mesmo sucedendo com as lojas de parceiros", adiantam, referindo  que para hoje "existe um pré-aviso de greve, mas desta vez limitado aos  centros de distribuição (carteiros) e apenas em Lisboa".  
  
A empresa liderada por Francisco de Lacerda acrescenta que todos os  carteiros fora de Lisboa vão estar a trabalhar, "prevendo-se que em Lisboa  a adesão dos carteiros seja insuficiente para interromper a entrega de correio,  com um impacto pouco significativo".  
  
A greve convocada, tal como a parcial que dura desde a semana passada,  deve-se à transição do horário contínuo para não-contínuo aplicável a uma  parte dos trabalhadores dos centros de produção e logística dos CTT.  
  
O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios  e Telecomunicações (SNTCT), Vítor Narciso, explicou o fim do trabalho contínuo  terá impacto nos funcionários do turno da noite, que saem mais tarde e acabam  ou por não ter transportes ou chegar muito mais tarde a casa.  
  
Vítor Narciso espera uma "grande adesão" à greve nos centros de tratamento  de Lisboa, Coimbra e Portugal e no centro de distribuição de Lisboa.  
  
Durante o dia de hoje, haverá uma concentração de trabalhadores em Cabo  Ruivo, que depois seguirá até à sede da empresa para protestar contra o  fim do trabalho contínuo.  
  
Lusa

in SIC Notícias
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2014-08-04-ctt-esperam-pouco-impacto-da-greve-sindicato-preve-grande-adesao

 


Cábula Filatélica

in Diário de Coimbra, 2014/05/24

imagens/imprensa/recorte_diario_coimbra_20140524_cabula_filat.jpg


Catálogos de Carimbos Comemorativos de Portugal, 2005-2013

in revista Selos e Moedas, abril 2014

imagens/imprensa/recorte_selos_moedas_201404_catalog_cc.jpg


Filatelia
Sairam mais dois números da Cábula Filatélica


A Secção Filatélica da Associação Académica de
Coimbra (Sfaac) apresentou no dia 24, os últimos
dois números (27 e 28) da sua revista Cábula
Filatélica, que correspondem aos meses de abril e maio.
O número de abril tem dois interessantes artigos
sobre marcas postais de Coimbra: uma de Correio
Ferroviário, da Condução Coimbra-Serpins e Serpins
Coimbra e uma rara e antiga marca “Segura”, que corresponde
aos atuais Registos.
Além desses artigos, fala-se também de filatelia temática
em dois interessantes temas Ilustres edis de Portugal
e sobre os Descobrimentos e ainda artigos de opinião.
Realce também para um artigo sobre a filatelia na
Catalunha e um outro sobre o Estádio Cidade de Coimbra
visto através da filatelia, maximafilia e cartofilia.
Segundo o comunicado da Sfaac, o número de
maio, pretende ser uma homenagem às faculdades da
Universidade de Coimbra, como fontes de saber, numa
série de números especiais que se iniciou em 2012 (dedicados
às secções culturais e secções desportivas da
AAC). Neste número mostra-se a história das faculdades
ilustradas com selos e outras peças filatélicas relacionadas
com as suas áreas de atuação, sendo de realçar
os vários selos que ilustram aspetos da Universidade
de Coimbra (Torre da Universidade, 700 anos da
Universidade, Reforma Pombalina, etc.). Destaque
ainda para o selo da emissão comemorativa do centenário
do Ministério das Obras Públicas de 1952 ilustrando
o edifício da Faculdade de Letras. Este número
da revista mostra também o selo da emissão Datas
da História. 700 Anos da Universidade em Portugal
(1990), o selo UEFA Euro 2004 - Cidades Anfitriãs, 2004
(Coimbra) e o das 7 Maravilhas de Portugal, 2007 (Paço
da Universidade de Coimbra).
Para além destes, há outros aspetos que foram
também homenageados filatelicamente,
como a sua edificação (Faculdade de Letras) ou o seu património
(Bíblia de Abravanel), mas também os seus professores,
estudantes ou homenageados (Honoris Causa),
mas que não tiveram cabimento nesse artigo, mas sim
nos relacionados com as várias faculdades.
A tarde do dia 24 foi reservada para o convívio e troca
de peças filatélicas e também para esclarecimento sobre
algumas dúvidas sobre franquias ou percursos de algumas
peças, pois neste tipo de encontros há sempre doutores
dispostos a ajudar os caloiros candidatos às diversas
licenciaturas filatélicas
A inscrição como sócio da Sfaac está aberta
a todos os interessados, quer sejam estudantes
ou não. O contacto poder ser feito através do
correio para o Apartado 1094 - EC Santa Cruz
3000 501 Coimbra Portugal; pelo telefone (351) 239 410
404; pelo correio eletrónico: filatelica@academica.pt
ou web: http://filatelica.aac.uc.pt/. O seu blogue é o seguinte:
http://sfaac-filatelia.blogspot.pt/
As ilustrações mostram-nos a Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra (1.º Centenário do Ministério
das Obras Públicas - 1952), obliterado com marca de dia
de Coimbra de 28 de maio de 1953 e a Bíblia de Abravanel
representada no selo de 1,00€ da emissão Herança
Judaica em Portugal (2004). Trata-se do “Manuscrito em
pergaminho atribuível à escola de calígrafos de Lisboa,
da segunda metade do século XV, raríssimo (conhecem-
-se pouco mais de 20 exemplares) porque a maioria destas
bíblias, na Península, foram confiscadas e queimadas
pela Inquisição. Não tem colophon (isto é, o local onde
se inscrevem os dados do local, autor e data) que nos informe
da sua data e do nome do seu autor. Este exemplar
tem as páginas iniciais inteiramente preenchidas com
uma escrita micrográfica, de gosto mudéjar, a tinta castanha
e ouro, semelhante a exemplares assinados pelo calígrafo
Samuel Isaac de Medina, datados entre 1469 e 1490,
e que se conservam na Palatina de Parma, em Cincinnati
e em Oxford. Faltando-lhe embora algumas características
decorativas típicas da escola lisboeta (tarjas e iluminuras
cor malva), tem anotações e pertences que a relacionam
com a família Abravanel, de Lisboa e Sevilha. É,
por isso, conhecida como a Bíblia de Abravanel”.
Fonte: http://filatelica.aac.uc.pt/universidade.php

Geada de Sousa

in Diário do Alentejo, 2014/05/30
ver recorte


Lançamento da Cábula Filatélica

A «Cábula Filatélica», é o órgão oficial da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, publicação dirigida aos sócios e a todos os filatelistas interessados em conhecer e aprender cada vez mais. O seu primeiro número surgiu em 1982, depois do Boletim Filatélico que começou a ser publicado em 1967, e mantém-se até hoje com alguma regularidade, e um excelente palmarés nacional e internacional, com destaque para as Medalhas de Prata na «Lubrapex 82», realizada no Brasil, na «Miladost 84», realizada na Bulgária, na «Lubrapex 2000», em Lisboa, e na «Ebora 2013».

Amanhã, dia 24 de Maio, a Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra vai realizar um convívio entre filatelistas, com tertúlia filatélica, trocas de selos, e o lançamento de dois números da publicação «Cábula Filatélica». O número 27, referente ao mês de Abril, apresenta vários artigos filatélicos, com destaque para um estudo sobre as marcas postais do Correio Ferroviário «Condução Coimbra-Serpins e Serpins-Coimbra».

O número 28 da «Cábula Filatélica», referente ao mês de Maio de 2014, é uma edição especial de homenagem às Faculdades da Universidade de Coimbra, e a sua ligação às emissões de selos e de outras peças filatélicas que ilustram a filatelia portuguesa. Este número conta com o apoio da Queima das Fitas 2014, e faz parte do seu programa cultural. Ficam aqui os nossos parabéns ao grande dinamizador destas edições, o filatelista José Cura.

in blogue o Filatelista, 2014/05/23
http://o-filatelista.blogspot.pt/2014/05/lancamento-da-cabula-filatelica.html
ver print


Apresentação Cábula Filatélica n.º 27 e n.º 28


A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra apresentará amanhã, pelas 15:00, dois números da revista Cábula Filatélica de abril e maio deste ano.
O número 27 apresenta dois interessantes artigos sobre marcas de Coimbra: de Correio Ferroviário, Condução Coimbra-Serpoins e Serpins Coimbra e uma rara e antiga marca "Segura", equivalente aos atuais Registos. Além desses artigos, fala-se de filatelia temática ("Ilustres edis de Portugal" e sobre os Descobrimentos) e artigos de opinião. Realce ainda para um artigo sobre filatelia na Catalunha e outro sobre o Estádio Cidade de Coimbra visto através da filatelia, maximafilia e cartofilia.
Já o número 28, editado este mês, pretende ser uma homenagem às Faculdades da Universidade de Coimbra, como fontes de saber, numa série de números especiais que se iniciou em 2012 (dedicados às Secções Culturais e Secções Desportivas da AAC). Neste número mostramos a história das Faculdades ilustradas com selos e outras peças filatélicas relacionadas com as suas áreas de atuação, sendo de realçar os vários selos que ilustram aspetos da Universidade de Coimbra (Torre da Universidade, 700 anos da Universidade, Reforma Pombalina, etc.). Destaque ainda para o selo da Emissão Comemorativa do Centenário do Ministério das Obras Públicas de 1952 ilustrando o edifício da Faculdade de Letras.

A tarde continuará com trocas de selos e tertúlia filatélica.
Desde já felicitamos os dirigentes da secção filatélica pela publicação de mais estas duas cábula filatélicas.

in blogue Amigos da Filatelia, 2014/05/23
http://osamigosdafilatelia.blogspot.pt/2014/05/apresentacao-cabula-filatelica-n-27-e-n.html
ver print


Mostra Filatélica em Coimbra

Recebemos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, uma nota de imprensa sobre uma Mostra Filatélica que realizou no dia 9 de Maio, e que vamos transcrever parte do texto.

[...]

in Blogue: O Filatelista, 2014/05/19
http://o-filatelista.blogspot.pt/2014/05/mostra-filatelica-em-coimbra.html

 



A SFAAC edita novo catálogo

 

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (SFAAC) acaba de apresentar uma nova edição do seu catálogo de carimbos comemorativos (CC).

Esta é já a 4ª actualização do catálogo que é, já há mais de vinte anos, o único em Portugal que se dedica a esta classe filatélica, a Marcofilia Comemorativa.

A sua 1ª edição veio a público em 1982 e referia-se aos CC emitidos de 1977 a 1981. A 2ª edição apresentava os carimbos de 1982 a 1998. A 3ª os carimbos de 1999 a 2004. A actual edição, contém todos os emitidos de 2005 a 2013.

Tal como aconteceu com as edições anteriores, esta também aparece melhorada através da introdução de novos capítulos, Lista cronológica, Lista por localidade, Estatísticas, Notas aos gráficos, Conteúdos extra, Conclusão e por fim, a apresentação de todas as suas edições bibliográficas.

A edição e apresentação do catálogo, foi um dos actos das celebrações do 49º aniversário da SFAAC, que decorreram no Mini-Auditório Salgado Zenha do edifício da AAC e que se completaram com uma visita à feira de velharias e coleccionismo na Praça Velha, o almoço de confraternização, ao qual se seguiu a tertúlia, A caminho dos 50 e, uma sessão de troca de selos.

Esta secção filatélica tem, em si, um outro clube, fundado em 1977, que é o Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos (CCCC). Este clube tem um serviço, o único existente presentemente em Portugal, de apoio aos seus associados, fornecendo-lhes, ao preço de custo, todas peças filatélicas com CC, emitidas pelos vários agrupamentos filatélicos do país. O CCCC possui, em reserva, o maior conjunto do país, de CC, posterior a 1977, estando apto a satisfazer a maioria dos pedidos que lhe cheguem.

No campo editorial da Marcofilia Comemorativa, para além dos catálogos já referidos, o CCCC editou, no ano passado, o livro Carimbos Comemorativos de Coimbra . Nesta extensa obra de marcofilia são reproduzidos todos os carimbos deste tipo, que foram usados em Coimbra, sendo que cada um deles, foi acompanhado de um texto justificativo da sua emissão.

Tal como os seus catálogos de carimbos, esta obra é, não só útil a todos os filatelistas, mas também indispensável a todos os que se interessam pela História Postal da cidade.

O seu antigo Boletim Filatélico, criado em 1967, deu lugar em 1982, à Cábula Filatélica , a qual já vai no seu 25º número.

O primeiro grande evento que realizou, foi a   EFFEU - Exposição Filatélica e Filumenística aberta apenas à participação de estudantes universitários, de Portugal, continental, insular e ultramarino e que se realizou de 12 a 19 de Março de 1967 . Desde então, foram muitos os eventos filatélicos que já promoveu.

Facto curioso e interessante para uma temática de História de Portugal, é o registo do cinquentenário da Crise Académica de 1962 que abalou o Estado Novo. O facto foi assinalado com a emissão, em 24 de Março de 2012, do bilhete-postal Dia do Estudante . Na ocasião, foi usado um CC em Coimbra e outro em Lisboa.

Os interessados em seguir as actividades da SFAAC podem fazê-lo através de dos blogues:   http://sfaac-filatelia.blogspot.pt/ e http://filatelica.aac.uc.pt/historia.php e o catálogo pode ser pedido por email para: filatélica@academica.pt

in Diário do Alentejo, 2014/03/07
ver recorte


Colecionismo

Filatelia na Académica de Coimbra assinala 49 anos

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra comemorou sábado o seu 49º aniversário com um vasto programa de atividades filatélicas com destaque para o lançamento do 4º volume do Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal 2005/2013.

Durante a manhã decorreu na Praça Velha, em Coimbra, a Feira de Velharias e Colecionismo, seguida de almoço do aniversário.

Pelas 15h00, no Mini-Auditório Salgado Zenha do edifício da Associação Académica de Coimbra, decorreu a cerimónia comemorativa dos 49 anos de atividade da Secção Filatélica. Seguiu-se a apresentação do Catálogo de Carimbos, e uma Tertúlia Filatélica com o título ‘A caminho dos 50'.

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra foi fundada a 23 de fevereiro de 1965 por um grupo de estudantes universitários que tinham em comum o facto de serem filatelistas, sendo primeiros diretores da secção Luís Francisco Augusto, Paulo Proença e Américo Borges, atualmente uma das mais antigas coletividades filatélicas portuguesas.

Em 1967, é editado o Boletim Filatélico e realizado o primeiro evento filatélico – a Exposição Filatélica Universitária –, que serviu de preparação para a organização, dois anos depois, da AEMIPEX 69 – VII Exposição Filatélica Nacional.

O Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos da Secção Filatélica surge em 1977 e mantém-se ativo possuindo um vasto stock de carimbos desde a fundação. Já a ‘Cábula Filatélica', órgão da Secção Filatélica, teve o primeiro número lançado em 1982 e ainda se mantém em publicação, embora com edições irregulares.

A Secção Filatélica da AAC é filiada na Federação Portuguesa de Filatelia, tendo obtido diversos prémios nos certames filatélicos em tem participado.

O 4º volume do Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal, entre 2005/2013, com 99 páginas, segue a linha das anteriores edições e tem como novidade a apresentação de gráficos e dados estatísticos sobre as emissões de carimbos ao longo dos nove anos que abarca. O estudo conclui que é nas localidades onde existem entidades filatélicas onde são utilizados mais carimbos, com destaque para as regiões de Viana do Castelo e Beja.

O historial da Secção Filatélica da AAC e o facto de muitos dos atuais filatelistas se terem iniciado na Filatelia durante a sua passagem pela Universidade de Coimbra é motivo suficiente para que os CTT editem, em 2015, uma peça filatélica dedicada aos 50 anos da Secção Filatélica.

Os colecionadores interessados na aquisição do Catálogo de Carimbos deverão contactar a Secção Filatélica da AAC para o e-mail filatelica@academica.pt

in Correio da Manhã, 2014/02/23
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/filatelia-na-academica-de-coimbra-assinala-49-anos


Secção Filatélica procura cativar mais estudantes
Jovens afastados da AAC e ainda mais da Secção Filatélica

in Diário de Coimbra, 2014/02/23
ver capa e recorte


Secção Filatélica da AAC assinala 49.º aniversário com programa comemorativo

in Diário As Beiras, 2014/02/22
ver recorte


Hoje em Coimbra
Secção Filatélica da AAC assinala 49.º aniversário

in Diário de Coimbra, 2014/02/22
ver recorte


Amanhã em Coimbra
Secção Filatélica da AAC assinala 49.º aniversário

in Diário de Coimbra, 2014/02/21
ver recorte


Aniversário da Secção Filatélica da AAC

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, comemora no próximo fim-de-semana os 49 anos de existência, Do programa das comemorações, que se centram no dia de sábado, 22 de Fevereiro, destacamos de manhã a visita à Feira de Velharias e Coleccionismo que se realiza na Praça Velha de Coimbra, e o almoço convívio no Restaurante O Cantinho do Reis, também em Coimbra. a sessão da tarde é no auditório da Associação Académica de Coimbra, com a apresentação do «Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal 2005-2013», a cerimónia da comemoração, uma tertúlia filatélica, e um espaço para a troca de selos e ideias sobre a filatelia.

Esta Secção Filatélica foi fundada por um grupo de estudantes universitários, que também eram filatelistas, em 23 de Fevereiro de 1965. Desde então tem um percurso notável na Historia da Filatelia Portuguesa, reconhecida nacional e internacionalmente. Em 1977 fundaram o Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, com uma organização perfeita para quem coleciona este tipo de peças, e para todos os filatelistas que as têm que incluir nas suas colecções. São editores de Catálogos de Carimbos Comemorativos, e da revista «Cábula Filatélica, que já foi galardoada diversas vezes em exposições nacionais e internacionais. O último prémio recebido, foi o prémio da Federação Portuguesa de Filatelia, «Prémio de Mérito Filatélico de Literatura» para o website da Secção Filatélica.

Neste nosso espaço da filatelia temos na área dos links, um acesso directo ao blogue desta Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, para que possam seguir as suas actividades. Na impossibilidade de estar presente nesta comemoração, ficam aqui os nossos parabéns a estes amigos filatelistas. Muitos anos de vida.

in blogue O Filatelista, 2014/ 02/19
http://o-filatelista.blogspot.pt/2014/02/aniversario-da-seccao-filatelica-da-aac.html

ver print screen


in Viral Agenda, 2014/02/21


BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA DEL MES

Nos llega una interesante publicación editada por la Sección Filatéli ca de la Asociación Académica de Coimbra (Portugal) La Associação Académica de Coimbra (AAC) es la asociación de estudiantes de la Universidad de Coimbra . Fundada en Coimbra el 3 de noviembre de 1887 es la asociación de estudiantes más antigua de Portugal . La función de la AAC es representar a los estudiantes y defender sus derechos; para estar más cerca de ellos cuenta con 26 núcleos de estudiantes, uno en cada facultad. El deporte y la cultura son pilares básicos en la asociación, por lo que cuenta con 25 secciones deportivas y 15 secciones culturales. Las secciones deportivas proporcionan al estudiante la posibilidad de hacer deporte y participan en diversas competiciones portuguesas. Las secciones culturales se encargan de organizar y promover actividades en la ciudad. Además cuenta con 7 organismos autónomos. El edificio principal de la AAC alberga las oficinas de todas estas seccio nes y cuenta además con salas de estudio, salas de ordenadores, biblioteca, teatro, tiendas y bar. Esta modesta pero ilustrativa publicación de 52 páginas en blanco y negro, ha detallado en esta edición especial las emisiones filatélicas que memoran cada u na de las 25 secciones deportivas y 15 culturales que componen la AAC . Juzgamos a esta edición, como un excelente material de Difusión de la Filatelia Olímpico Deportiva y FELICITAMOS por su realización Por mas datos: mail: filatelica@academica.pt

BOLETIN ELECTRONICO PODIUM ( B.E.P ) (* AÑO VI I Nº : 82 E N E R O 2014
ver recorte



Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 02/08/2015