Imprensa

Fomos notícia...


[2008] [2009] [ 2010 ]


A ideia de Europa nos selos portugueses
in Diário do Alentejo, 2009/12/04
ver recorte


"A ideia de Europa nos selos portugueses" em livro
in As Beiras, 2009/11/14
ver recorte


Livro sobre selos

in Campeão das Províncias, 2009/11/12
ver recorte


CULTURA “ A ideia de Europa nos selos portugueses ”

Livro é apresentado hoje no Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da UC. João Rui Pita, Isabel Maria Freitas Valente e Ana Isabel Martins são os autores do livro “A ideia de Europa nos selos portugueses”, cujo lançamento está marcado para hoje, às 18h00, na sala de conferências do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc.XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 . A apresentação do livro está a cargo de Maria Manuela Tavares Ribeiro, coordendora do CEIS20, de Nuno Cardoso e José Cura ( filatelistas e dirigentes da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra). Trata-se de uma edição conjunta do CEIS20 e da Secção Filatélica da AAC, que em Outubro foi galardoada com uma medalha de prata na Exposição Filatélica Luso-Brasileira “Lubrapex 2009”. Refere aquela unidade de investigação da Universidade de Coimbra que o estudo agora publicado, escrito «numa linguagem clara e acessível ao grande público, tem utilidade para o historiador por encontrar nele um roteiro de fontes sobre a Europa, e tem, também, utilidade para o filatelista, sobretudo para o coleccionador que se dedica ao tema Europa». O livro contém uma catalogação dos selos portugueses referentes a esta temática. «São muitas as emissões de selos portugueses que nos remetem para a questão da Europa e da sua construção. Podemos fazer uma história da construção europeia e da adesão e consolidação de Portugal na Europa Comunitária através dos selos», consideram os promotores da obra, sublinhando também a função pedagógica e didáctica ao despertar para «questões culturais através de selos do correio».


in Diário de Coimbra, 2009/11/10
ver recorte

 

Centro de Informação Europe Direct de Aveiro apoia...
in Diário de Aveiro, 2009/11/10
ver recorte

Apresentação do livro "A ideia de Europa nos selos portugueses"
in site da AAC (www.academica.pt)
ver print

Lançamento do livro "A ideia de Europa nos selos portugueses"
in site do CEIS20 (www.ceis20.uc.pt)
ver print

A ideia de Europa nos selos portugueses
Novo livro de João Pita, Isabel Valente e Ana Martins
in site Europe Direct Aveiro (www.europe-direct-aveiro.aeva.eu)
ver print


PRÉMIOS Amanhã, a partir das 21H30, há festa no Convento de São Francisco
Falta um dia para os óscares à moda coimbrã

A iniciativa é inédita mas não é para ficar por aqui. Pela primeira vez, a maior academia de estudantes do país vai premiar o que de melhor na cultura se faz no edifício da AAC.

Passadeira vermelha, troféus, música, vídeos multimédia, muito glamour. Não estamos em Hollywood, mas quase. É já amanhã que o Convento de São Francisco recebe algo inédito. Pela primeira vez, em 122 anos de existência, a cultura será premiada. Livros, cinema, teatro? Nada disso. As atenções viram-se para o trabalho levado a cabo por 16 secções da Associação Académica de Coimbra (AAC). A I Gala António Luiz Gomes abre-se assim à cidade e ao país. “Temos que premiar a cultura que se faz na AAC, o esforço, a entrega e a dedicação”. Palavras do presidente da Direcção Geral da AAC (DG-AAC), Jorge Serrote, que acredita que a gala é sobretudo “uma iniciativa a continuar no futuro”. Assim, depois dos prémios no desporto, os Salgado Zenha, venham então os prémios para a cultura.
António Luiz Gomes dá o nome à gala. Aliás, a maioria dos estudantes pode até não saber mas a escolha não foi por acaso. O jurista, professor universitário, político e diplomata que se distinguiu como um dos mais prestigiados membros do Partido Republicano Português foi o primeiro presidente da AAC.
Geração Futuro, secção do ano, evento do ano e ligação à sociedade civil. Cinco troféus. Música das Rags e da banda pop Sean Riley e The Slowriders, vídeos multimédia e até um DJ, tudo num espectáculo gratuito a ser conduzido pela jornalista Névia Vitorino. E os sonhos tornam-se realidade. Quase um ano depois de a ideia ter nascido, eis que ganha vida. “ A gala é a concretização de um projecto pensado ainda no início do mandato”, explica o responsável pelo pelouro da cultura da DG-AAC, Carlos Eva. Amanhã, a cultura falará mais alto.


Nomeados

GERAÇÃO DE FUTURO
Fado – Escola de Música
RUC – Cursos de informação, técnica e programação
Jornalismo
TvAAC
Fotografia

SECÇÃO DO ANO
Fado
Fotografia
RUC
tvAAC
SOS – Estudante

EVENTO DO ANO
Caminhos do Cinema Português
Festuna
Buraka Som Sistema (RUC)
Vamos ajudar o Fernando” (fotografia)
Mostra Filatélica da Queima das Fitas

LIGAÇÃO À SOCIEDADE CIVIL
SOS-Estudante
Espectáculos no Café Santa Cruz
RUC
Yoga
Defesa dos Direitos Humanos

In As Beiras, 2009/11/06
http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&numero=77603&ed=06112009


Gala estende passadeira vermelha às Secções Culturais da AAC
in Diário de Coimbra, 2009/11/04
ver recorte


Secção de Filatelia da AAC premiada


in Campeão das Provincias, 2009/10/15, pág. 8
http://issuu.com/campeaodasprovincias/docs/jornal493_15_10_2009


Mostra filatélica da Queima das Fitas


in As Beiras, 2009/05/07


Secção Filatélica comemorou 110 anos da Queima das Fitas

Ver recorte (com foto)

in Diário de Coimbra, 2009/05/07


O Diário na Queima, pág. 22
... 18H00 – Mostra filatélica comemorativa dos 110 anos da Queima da Fitas promovida pela Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra . No átrio da Sala de Estudo ...

in Diário de Coimbra, pág. 22, 4/5/2009


Historiador apresenta livro sobre obra de Almada Negreiros

Pinturas de Almada Negreiros dão o mote ao historiador Marco Daniel Duarte para editar um livro sobre as cores da Matemática no trabalho do artista
O historiador Marco Daniel Duarte apresentou hoje, 17, na Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, o livro "As Cores da Matemática segundo Almada Negreiros - Arte e Política na Universidade de Coimbra".

  O livro editado pela Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (AAC), a propósito da comemoração dos 40 anos do 17 de Abril de 1969,  expõe de uma "forma mais expressiva um estudo publicado há alguns", de acordo com o autor.

Marco Daniel Duarte explica que, é em "As Cores da Matemática segundo Almada Negreiros - Arte e Política na Universidade de Coimbra" que é publicado pela primeira vez os desenhos de punho de Almada Negreiros.

No que diz respeito à ligação com a Crise Académica de 1960, o historiador conta que "o fresco que se encontra no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra tem uma diferença em relação à pintura original que se encontra no Museu Machado Castro e que é a representação de Einstein".

"No original, o cientista é figurado com fato e gravata, ou seja o Einstein do Prémio Nobel, enquanto que no fresco do edifício aparece vestido de verde, com uma camisola de gola alta bem à moda dos anos 60 do estudante da universidade. E mais, Einstein está no final da pintura quase a pisar o mesmo chão que os estudantes", explica o Marco Daniel Duarte. O autor assegura que "o fresco marca, de facto, uma etapa na crise académica".

A Secção Filatélica da AAC expôs ainda uma mostra filatélica no átrio do Departamento de Matemática que mostra a matemática em selos.

in A Cabra (online), 2009-04-17 22:30:52

http://www.acabra.net/artigo.php?id_artigo=4286


Secção Filatélica assinala 17 de Abril de 1969

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra apresentou esta manhã um carimbo que comemora o 17 de Abril de 1969

Toda a correspondência entregue durante o dia de hoje, 17, vai ser obliterada com o carimbo que comemora a inauguração do Edifício do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade (FCTUC) de Coimbra e os acontecimentos que se desencadearam nesse dia.
O presidente da Secção Filatélica, Nuno Cardoso, explica que "a ideia partiu da secção e foi proposta aos CTT, que aceitaram".
A apresentação do carimbo decorreu no Departamento de Matemáticas da UC da Praça da República, às 10 horas, e até às 18h30 qualquer correspondência pode ser obliterada com o carimbo no posto de correio temporário instalado no departamento

in A Cabra (online), 2009-04-17 15:12:20

http://www.acabra.net/artigo.php?id_artigo=4286


Filatelia Estudantil

A secção filatélica da Associação Académica de Coimbra acaba de anunciar algumas das suas actividades para este ano. Destas actividades fazem parte duas mostras de filatelia, uma a 17 de Abril, dedicada à passagem dos 40 anos da inauguração do Departamento de Matemática, e a outra a 4 de Maio a assinalar os 110 anos da festa da Queima das Fitas.
Os estudantes propõem-se ainda editar mais um número da sua revista "Cábula filatélica".
Original é uma das formas que este clube arranjou para o pagamento das quotas; uma das três modalidades de pagamento consiste, unicamente, em o sócio dirigir ao clube uma carta registada, exclusivamente franqueada com selos.
Mais ainda, todos os sobrescritos recebidos serão divulgados na Internet e os associados poderão votar no sobrescrito mais bonito. Ao remetente do sobrescrito escolhido será oferecido uma pequena lembrança ou a isenção do pagamento da quota no ano seguinte.
Os estudantes propõem ainda aos seus associados a isenção do pagamento de quotas para sempre, desde que efectuem compras de material filatélico ao clube, no valor de 100 euros.
Original, como é timbre dos estudantes!

ver recorte

in Diário do Alentejo, 03/04/2009
http://da.ambaal.pt/alentejoilustrado/?menu=areas&link=filatelia



Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 09/06/2013