Na Quinta dos Vales, próximo ao lugar de Covões, arredores de Coimbra, viria a nascer o Sanatório Masculino com o nome de "Hospital Sanatório da Colónia Portuguesa do Brasil".
A sua história remonta aos inícios do séc. XX e envolve a Colónia Portuguesa do Brasil, através da Grande Comissão Pró-Pátria. Do trabalho desenvolvido por esta Comissão nasceu a "Assistência da Colónia Portuguesa aos Órfãos da Guerra" que propunha a fundação e manutenção de um asilo escola «…onde seriam recolhidos, agasalhados, educados e instruídos os filhos dos soldados mortos em combate». Estas escolas profissionais ficaram conhecidas como Escolas Pró-Pátria e, na Quinta dos Vales, a Colónia Portuguesa do Brasil financiou a construção de um conjunto de edifícios para esse fim, destinado a receber os orfãos dos combatentes portugueses da Grande Guerra de 1914-1918. Essa escola, que chegou a ter o nome provisório de "Instituto dos Órfãos da Guerra", nunca chegou a concluir-se.
Atento como sempre, Bissaya-Barreto inicia os contactos com a Colónia Portuguesa do Brasil em 1928, propondo a cedência à Junta do Distrito das instalações do asilo em construção na Quinta dos Vales, para nelas se edificar um Sanatório para tuberculosos. Removida a resistência inicial da Colónia Portuguesa e sensibilizados os governantes do país, a boa nova chegou com o decreto nº 19.310, de 05 de Fevereiro de 1931: o Governo aceitava a doação feita pela Colónia Portuguesa do Brasil , da Quinta dos Vales e dos edifícios existentes, para neles ser instalado o Hospital Sanatório .
Em Fevereiro daquele ano, o Governo nomeia a Comissão encarregue dos trabalhos de adaptação constituída por Bissaya-Barreto, Eduardo Miranda de Vasconcelos, Francisco Vilaça da Fonseca e Alberto Cepas. O labor deste grupo seria premiado com a inauguração oficial do "Hospital Sanatório da Colónia Portuguesa do Brasil" em 06 de Julho de 1935. O Sanatório, com capacidade para 300 doentes, foi dirigido pelas Irmãs de S. Vicente de Paulo.

Oferecia tratamento gratuito para os indigentes durante 6 meses, os quais representavam 90% da sua população. Ao fim de 35 anos de funcionamento este Sanatório foi readaptado, transformando- se no "Hospital Geral da Colónia Portuguesa do Brasil", iniciando o funcionamento como tal a 27 de Abril de 1973.
fonte:http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/10/sanatorio-da-colonia-portuguesa-do.html
Franquias mecânicas
fonte: Delcampe
fonte: Delcampe
Página Principal | Atividades | Coimbra | Links
Copyright ©
1999-2020 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
| [Voltar] |