Gama Pinto

Caetano António Cláudio Raimundo de Gama Pinto, nasceu em 1853, em Saligão concelho de Bardez, Goa. Fez os seus estudos secundários no Liceu Nacional Afonso de Albuquerque em Panjim. Em 1872 foi para Portugal onde concluiu o Curso Preparatório nos Liceus de Porto e Coimbra. Matriculou-se de seguida no Politécnico do Porto e em 1873 na Escola-Médico Cirúrgica onde completou o curso com altas classificações.  

Fez estágios de observação nas Universidades de Munique, Leipzig e Berlim. Especializou-se em oftalmologia em Viena de Austria com os Drs. Arit e Jacger e em Heidelberga com os Drs. Kuchno e Arnold.  

Em 1889, foi nomeado Director dos Serviços de Saúde e Professor da Escola Médico-Cirúrgica de Goa, mas infelizmente não pode aceitar essas nomeações pois na mesma altura a Universidade de Heidelberg através do seu Director, o Professor Otto Becker convidou-o para assistente na sua clínica de oftalmologia. Esta mesma Universidade incumbiu-o do curso prático de Oftalmologia e de Cirurgia Óptica.  

Em Heidelberg Gama Pinto fez o doutoramento com a tese “Patologia dos Tumores Intra-Oculares”, com a qual recebeu o grau de “Privat Docent”, o que lhe permitiu a progressão na carreira académica, tendo sido convidado para membro da Sociedade Internacional de Oftalmologia. Em 1822 regressa a Portugal e é nomeado por José Luciano Castro, Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, onde desenvolve com grande empenhamento a função docente.  

Em 1892 funda o Instituto Oftalmológico de Lisboa onde serviu de uma forma dedicada na investigação e no atendimento dos doentes; na altura em que se retirou por ter atingido a reforma o instituto foi muito justamente designado como Instituto Oftalmológico Gama Pinto. O seu contributo para o desenvolvimento desta área da medicina foi fundamental e revolucionou por completo a Oftalmologia em Portugal.  

Proferiu inúmeras conferências e escreveu em diversas revistas da especialidade em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Alemanha, França, Estados Unidos, etc. A sua técnica cirúrgica denominada como “Kerotoplastia de Gama Pinto” deu-lhe um grande prestígio internacional. Faleceu em Lisboa em 26 de Julho de 1945.  

Em homenagem aos relevantes serviços prestados ao país o município de Lisboa deu o seu nome a uma das principais avenidas da cidade de Lisboa na freguesia do Campo Grande. Igualmente e por mesmos motivos a Câmara Municipal de Ilhas-Goa deu o seu nome a uma das ruas da cidade de Panjim.  

 

Fonte: Galeria de Goeses Ilustres , Francisco Monteiro  
http://www.supergoa.com/pt/read/news_cronica.asp?c_news=233


Imagens: leilões Delcampe

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 17/12/2013