Flâmulas


 

flam

carta

A 1ª máquina de faceamento de correspondência foi usada em Coimbra a partir de 1978. Estas máquinas permitem, de forma automatizada, rodar e inverter o sentido das cartas de forma a que possam ser posteriormente obliteradas. Já no século XXI essas máquinas evoluiram para fazerem a respetiva obliteração e mesmo a divisão de correio segundo o seu destino, juntando as funcionalidades que existiam antes, mas em equipamentos separados.
A obliteração digital de flâmulas, usadas no COC Centro a partir de meados da década de 2000, foi substítuida em 2012 por um novo sistema de impressão que melhorou em muito a qualidade das flâmulas, bem como, e principalmente o datador, pois a esmagadora maioria das vezes a data do envio era parcial ou completamente ilegível. As máquinas em questão são da marca NEC.

Segundo o filatelista Paulo Barata, o datador da flâmula usada no CTC Centro é classificado da seguinte forma:
Tipo D1 nº 361 (sendo o número visível por baixo da data), onde a data começa pelo dia (CTCC-D1E)
Tipo D1 nº 362 , onde a data começa pelo dia (CTCC-D1E)
Tipo D1 nº 361 , onde a data começa pelo ano (CTCC-D1D)
Tipo D1 nº 362 , onde a data começa pelo ano (CTCC-D1D)
"Todos os datadores iniciais deste grupo são idênticos, ficando com a designação de Tipo D1. Só os mais recentes, surgidos em 2010, são de diâmetro maior, sendo designados de Tipo D2. Conforme estejam à direita ou à esquerda da flâmula, levam a designação extra de D ou E no final. Nos datadores do CTC Centro, numerados 361 e 362, a data pode começar pelo dia, quando o datador está à esquerda da flâmula, ou pelo ano, quando o datador se encontra à direita.
[...]
Há um novo datador, de maiores dimensões (tipo D2), surgido em 2010. Trata-se de um novo modelo de máquina (Wolke) que, finalmente, imprime bem as flâmulas digitais. O CTC Centro entretanto (2012) também mudou de nome para COC Centro. Só os conheço, para já, com os nºs 161,261 e 361."
in Boletim do CFP nº 440, junho de 2013
"A obliteração Mecânica das Correspondências em Portugal", Paulo Rui Barata

 


Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 09/07/2017