Filatelistas ilustres

 


Lopes Rodrigues

"A emissão de São Teotónio foi objecto, na época, de viva e acesa polémica em torno do desenho icónico e simbólico do que foi representado. Foram vários os jornais que falaram sobre o assunto, como o Diário Ilustrado (Lisboa), o Jornal de Notícias (Porto), o Mercado Filatélico (Porto) e uma colectânea da troca das ideias e opiniões (contraditória e muito viva), reunida em livro com a recensão da dita, na circunstância da autoria de um dos protagonistas na questã, o jornalista Lopes Rodrigues.

Os seus intervenientes foram Lopes Rodrigues, o correio-mor Engº Couto dos Santos, o mestre escultor Barata Feyo, autor do desenho dos selos, os C.T.T., o prof. Carlos Trincão entre outros." Adaptado de artigo de opinião online de Acácio Horta Luz.

O livro:

RODRIGUES, Lopes (1958).
O selo de S. Teotónio baixo-relevo e baixa probidad
e.
Coimbra: SE [edição do autor?].
86+16 págs não numeradas. 19,7 x 12,7 cm. (ver capa)


Jaime Lobo

Jaime Lobo, natural de Coimbra, passava as suas férias, com os 9 irmãos, nas duas piscinas fluviais que existiam no rio. Foi nessa época que aprendeu a nadar e acabou por desenvolver um grande gosto pela natação.  
Grande parte da sua vida foi dedicada a este desporto: foi fundador do Clube Náutico e do Clube Académico de Coimbra, foi t ambém, durante muitos anos, professor de natação. Enquanto atleta ganhou várias medalhas nos Torneios Regionais. Mais recentemente viu a sua dedicação ser reconhecida ao dar nome à Piscina Descoberta do parque Verde do Mondego, a Piscina Jaime Lobo.  

Pessoa pouco habituada a estar parada, decidiu abrir uma loja de coleccionismo na Praça 8 de Maio, onde compra e vende moedas, selos, livros, medalhas comemorativas, etc.

fonte: Facebook


Francisco Parra

foto
Comerciante com loja aberta na Av. Fernão Magalhães. Falecido em fevereiro de 2017.


João Moura Pereira

O médico João Moura Pereira, sócio da Secção, era diretor do Serviço de Cirurgia do IPO de Coimbra.
Um filatelista apaixonado pela temática de "Coimbra" possuía uma muito interessante coleção, que nunca expôs.
Faleceu a 4 de abril de 2013, em Coimbra, após um Acidente Vascular Cerebral e tinha 63 anos de idade.


 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 04/03/2017