Edifício da AAC
O actual edifício da AAC foi inaugurado em 1961 e alberga
praticamente todas as secções da AAC, estando integrado num quarteirão
que inclui ainda uma sala de espectáculos (Teatro Académico de Gil
Vicente) e um complexo de cantinas.
O local escolhido pela Universidade para as instalações da sua
Associação Académica (composto pelas cantinas, ginásio, teatro, saloas
de ensaio e projecções) era um espaço nobre, o único situado a cota
baixa, no contexto da Cidade Universitária. A articulação de vários
corpos e de várias escalas, bem como a utilização subtil de diversas
linguagens contaminam qualificadamente a expressão de «estilo
internacional».
Organizando e potenciando a qualidade ambiental do interior do
quarteirão, a síntese mais consequente deste trabalho é dada pelo êxito
da dicotomia frente urbana/interior do quarteirão. De facto,
salvaguardando algumas nuances, como a traseira do teatro, é muito
intensa a relação criada entre o grande pátio interior e todos os
corpos que para ele se viram.
Foi muito marcante o seu impacte na cidade do início dos anos 60, ainda
não refeita da brutal destruição da Alta, avessa a tudo o que fosse
novo e desconfiada de tudo o que transpirasse modernidade.
fonte: Ana Tostões, Arquitectura Moderna Portuguesa, 1920-1970, in http://www.patrimoniocultural.pt/

Inteiro postal comemorativo dos 50 anos da SFAAC, editado em
23/02/2015. Desenho de Inês Pinheiro e João Mendes. Tem associado um
carimbo comemorativo.
Ver AAC
Página Principal | Atividades |
Coimbra |
Links
Copyright ©
1999-2020 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Última atualização: 13/02/2015