D. Urraca

Urraca Afonso, infanta de Portugal (Coimbra, 1150 - 1222), infanta portuguesa filha de D. Afonso Henriques e de Mafalda, condessa de Sabóia, sendo irmã do rei Sancho I de Portugal.

A infanta nasceu provavelmente no ano de 1150, em Coimbra, sendo que, antes dela, os reis tinham tido um filho varão, que morreu muito novo.

Na altura em que Urraca nasceu, a atribuição dos nomes aos infantes era feita de forma criteriosa. O usual era que se o primogénito fosse um rapaz recebesse o nome do avó paterno, enquanto que se fosse rapariga, receberia o da avó. Com os segundos filhos o critério era o mesmo, apenas com a diferença de serem os nomes dos avóes maternos. Apesar disso, a primeira filha de Mafalda e Afonso, recebeu o nome da irmã deste último, a Urraca Henriques, infanta de Portugal, casada com o magnata galego, Bermudo Pérez de Trava. D. Urraca no Portal da Catedral de Tui

Afonso I, ou Afonso Henriques, rei de Portugal casou a sua filha, Urraca com Fernando II de Leão, seu primo afastado (pois Fernando era neto de Urraca de Leão e Castela, tia de Afonso Henriques), em 1165, tendo ela apenas 15 anos e ele já 28, mas devido aos laços de parentesco o casamento acabou por ser dissolvido pelo Papa em 1175.

Deste casamento nasceu o futuro Afonso IX de Leão (1171), último rei de Leão independente, e o úncio filho do casal.

Fonte: Wikipedia

 

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 09/03/2013