D. Belchior Carneiro


Emissão de Macau: 4º Centenário da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Macau.

 

D. Belchior Carneiro Leitão, também chamado de Melchior Nunes Carneiro Leitão ou ainda simplesmente de Melchior Carneiro (Coimbra, 1516 — Macau, 19 de Agosto de 1583), foi um ilustre bispo jesuíta português que realizou muitas acções missionárias, de caridade e de beneficência em Macau.

De nacionalidade portuguesa e filho de Pedro Carneiro Leitão e de Maria Nunes, Melchior Nunes Carneiro Leitão nasceu em Coimbra, em 1516. Foi o primeiro reitor do Colégio dos jesuítas em Évora, que se tornou mais tarde numa famosa universidade portuguesa.

Em 1555, o Papa Júlio II nomeou-o bispo-titular de Niceia e segundo bispo-coadjutor do Patriarca da Etiópia, D. João Nunes Barreto. Em 1560, foi sagrado bispo-titular de Niceia por D. Barreto, em Goa. Em Setembro de 1565, a pedido do Papa, ele começou a sua viagem para Macau, onde exerceu o seu ministério episcopal em prol das missões católicas na China e no Japão. Parou algum tempo em Malaca, onde em 1567 comunicou o bispo de Malaca, D. Jorge de Santa Luzia, que este deixou de ter jurisdição eclesiástica sobre Macau.

Em 1568, D. Melchior chegou a Macau. Um ano após a sua chegada a este porto comercial português, em 1569, ele fundou o "Hospital dos Pobres" (mais tarde renomeado de "Hospital de São Rafael"), que recebia doentes cristãos e pagãos, e a Santa Casa da Misericórdia, a primeira instituição europeia de caridade e de beneficência em Macau que tem por objectivo atender às necessidades dos pobres da Cidade. Ele fundou também uma leprosaria junto da Igreja de S. Lázaro para cuidar dos leprosos.

É considerado o primeiro Bispo da China e do Japão, embora ele fosse apenas administrador apostólico destas regiões até ser criada a Diocese de Macau, em 1576. Ele não foi nomeado bispo desta nova circunscrição eclesiástica católica. Mas, mesmo assim, ele governou esta diocese, como Governador do Bispado, até 1581, quando chegou a Macau o primeiro Bispo de Macau, D. Leonardo de Sá.

Após a chegada de D. Leonardo de Sá, em 1581, D. Melchior Carneiro retirou-se para a Residência da Companhia de Jesus, que foi fundada em 1565 pelos jesuítas Francisco Peres, Manuel Teixeira e André Pinto, ao lado da Igreja de Santo António. Nesta residência, o idoso prelado morreu de asma no dia 19 de Agosto de 1583, aos 67 anos de idade. Foi sepultado junto do altar-mor da Igreja da Madre de Deus.

in Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belchior_Carneiro_Leit%C3%A3o


4.º centenário do estabelecimento dos portugueses em Macau, 1955. Selo não emitido


Aerograma Macau Misericórdia de Macau (fundada por Melchior Carneiro)




fdc
16 de Outubro de 1969: 1.º Dia de circulação do selo comemorativo do IV Centenário da Fundação da Santa Casa da Misericórdia de Macau 1569-1969 , com carimbo e envelope comemorativo.
Fonte: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2014/10/16/noticia-de-16-de-outubro-de-1969-1-o-dia-de-circulacao-iv-centenario-da-fundacao-da-santa-casa-da-misericordi-a-de-macau/


Portaria n.º 24331 (D G 232/69 Serie I de 3-10-1969): Manda emitir e pôr em circulação na província de Macau selos postais, da taxa de 50 avos, comemorativos do 4.º centenário da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Macau

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 16/02/2015