David Alves

cc

David José Alves nasceu na manhã do dia 18 de Junho de 1866 e faleceu na noite de 20 de Setembro de 1924.
Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1889. Foi deputado pelo Circulo Eleitoral de Bouças (Matosinhos), tendo chefiado na Póvoa de Varzim o Partido Regenerador. Era Cavaleiro da Ordem de Cristo e foi também Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Presidente da Liga Naval e da Associação dos Bombeiros Voluntários, Conservador do Registo Predial, Administrador do Concelho, Presidente da Câmara Municipal e Director do semanário noticioso «Estrela Povoense»
O Dr. David Alves foi um poveiro de larga visão conseguindo, com o auxílio de Conselheiro Campos Henriques, então Ministro e Secretario d’Estado das Obras Públicas, a cobertura do Esteiro, principal colector dos esgotos da Póvoa, melhoramento tão desejado e que muito beneficiou as condições sanitárias da nossa terra. Pugnou com todo o empenho, pela abertura da Avenida Mousinho de Albuquerque, arrojada iniciativa que denota a sua visão do futuro e tantos dissabores lhe acarretou. Construiu o Mercado Municipal, que tinha o seu nome e, hoje, restam apenas duas torres que tanto o embelezavam. A ele também se deveu a urbanização da Praia de Banhos e, igualmente do tempo de uma das suas gerências municipais, a reforma dos Paços do Concelho (1908-1910) e a construção da Cadeia Civil desta Comarca, no terreno antigo cemitério do Largo das Dores, tendo sido retirada do rés-do-chão do edifício da Câmara, em 1909.
A transformação do Instituto Municipal «Luís António» em Liceu, no ano de 1904, também se ficou a dever ao Dr. David Alves que, com o estímulo de entusiasmo posto nessa causa, desde há anos.
De referir também a acção notável que o Dr. David desenvolveu em 1904 no Congresso Nacional de Pescarias em Viana do Castelo, onde, com o Dr. António Silveira e António Francisco dos Santos graça (o «Graça brasileiro), defendeu os interesses dos pescadores poveiros. (…)
Quando faleceu o Dr, David Alves, a sua personalidade foi lembrada e homenageada na sessão camarária de 14 de Outubro de 1924, tendo-se o seu Presidente (Dr. Vasques Calafate) referido “ao falecimento do saudoso poveiro e grande homem de bem, Sr. Dr. David Alves, e às manifestações fúnebres prestadas à sua memória pela Câmara, que deixou mostrar quanto acima de paixões de facção está o respeito devido a quem soube impor-se durante toda a sua vida pela sua inquebrnatável linha de conduta e pelo seu inexcedível amor bairrista…”.
in http://ww.cm-pvarzim.pt/biblioteca/index.php?op=h_personalidades&id=8

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 21/06/2016