O Centenário da Sebenta, decorreu no longínquo ano de 1899, surgiu no seio de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, que, com bastante humor e ousadia, decidiu orquestrar o seu próprio centenário para caricaturar a impressionante onda de centenários promovidos pelo Regime Monárquico no final do século XIX.
A sebenta, peça fundamental de estudo num período em que os livros constituíam privilégio exclusivo dos docentes, foi o lema escolhido. Tal centenário teve a duração de três longos dias, repletos de imensos momentos de imenso regozijo e crítica social, tendo atraído milhares de pessoas provenientes de todo o país.
Nele é possível identificar o esboço de alguns dos elementos da atual Queima das Fitas, como é o caso do cortejo e do sarau académico.

Vinhetas do Centenário da Sebenta, 1899
postais da época:




Coleção de sócio
|
|
||||
| TÍtulo |
Mostra Filatélica comemorativa da Queima das Fitas 99 / 100 anos do Centenário da Sebenta |
|||
| Data | 24 a 27 de Abril de 1999 | |||
| Local | sala de estudo da AAC | |||
| Carimbo | Queima das Fitas - 1999 /
100 anos do Centenário da Sebenta![]() |
|||
| Data Carimbo | 24.4.1999 | |||
| Desenho | (selo do Centenário da Sebenta, festa que deu origem à Queima das Fitas) | |||
| Organização | SFAAC | |||
| Apoios | SASUC | |||
| Publicações | catálogo, envelope comemorativo Catálogo:
|
|||
| Peças | Peça filatélica da mostra: |
Coleção da Secção

Medalha alusiva ao Centenário da Sebenta (1899)
Página Principal | Atividades | Coimbra | Links
Copyright ©
1999-2020 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
| [Voltar] |