Centenário da Sebenta

O Centenário da Sebenta,  decorreu no longínquo ano de 1899, surgiu no seio de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra, que, com bastante humor e ousadia, decidiu orquestrar o seu próprio centenário para caricaturar a impressionante onda de centenários promovidos pelo Regime Monárquico no final do século XIX.

A sebenta, peça fundamental de estudo num período em que os livros constituíam privilégio exclusivo dos docentes, foi o lema escolhido. Tal centenário teve a duração de três longos dias, repletos de imensos momentos de imenso regozijo e crítica social, tendo atraído milhares de pessoas provenientes de todo o país.

Nele é possível identificar o esboço de alguns dos elementos da atual Queima das Fitas, como é o caso do cortejo e do sarau académico.




Vinhetas do Centenário da Sebenta, 1899



postais da época:



postal


postal

postal


Coleção de sócio



TÍtulo

Mostra Filatélica comemorativa da Queima das Fitas 99 / 100 anos do Centenário da Sebenta

Data 24 a 27 de Abril de 1999
Local sala de estudo da AAC
Carimbo Queima das Fitas - 1999 / 100 anos do Centenário da Sebenta
Data Carimbo 24.4.1999
Desenho (selo do Centenário da Sebenta, festa que deu origem à Queima das Fitas)
Organização SFAAC
Apoios SASUC
Publicações catálogo, envelope comemorativo
Catálogo:
MOSTRA FILATÉLICA DA QUEIMA DAS FITAS 99
Coimbra - 24 a 27 de Abril de 1999
Historial da Secção Filatélica da AAC
100 Anos do "Centenário da Sebenta"

Catálogo da mostra:

Catqf99
Peças

Peça filatélica da mostra: 

imagens/carta_cc_19990424_centsebenta_reg2.jpg\


 



Coleção da Secção


sebenta
Medalha alusiva ao Centenário da Sebenta (1899)


 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2020 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 22/08/2019