Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal (1982 - 1998)

Edição de Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
Edição: Julho 1999-2000
Custo 1000$00 (5 Euros)

Pedidos: SFAAC  Apartado 1094; 3001-501 COIMBRA

INTRODUÇÃO
Corria o longÍnquo mês de Janeiro do ano de 1982, no auge de um perÍodo de bastante dinâmica e criatividade na história da Secção Filatélica da AAC, quando foi editado o Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal Continental e Ilhas (1977 - 1981).
Recordamos que para tal feito contribuiu determinantemente a fundação do Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, em 1977, no seio da Secção Filatélica da AAC.
Com o Catálogo acima referendado, segundo a respectiva Introdução, os seus mentores pretenderam lançar as bases para um possÍvel Catálogo de Carimbos Comemorativos com todos os carimbos emitidos em Portugal desde o carimbo comemorativo do Cortejo CÍvico, de Março de 1894, até aos nossos dias.
Decorridos dezasseis anos, a actual direcção da Secção Filatélica resolveu retomar o projecto idealizado pelos seus antecessores, longe, porém, da magnitude e envergadura por eles pretendida tendo em conta uma série de dificuldades e obstáculos com que nos confrontámos, nomeadamente: a ausência de uma base de dados devidamente informatizada onde constem todos o carimbos emitidos no paÍs e as dúvidas existentes sobre a efectiva obliteração de alguns destes.
Após meses de pesquisa exaustiva, durante os quais duvidámos por diversas vezes da concretizarão deste sonho, eis o resultado final dos nossos esforços.
Decidimos iniciar o nosso trabalho de cobertura no ponto onde o anterior Catálogo terminou, abrangendo dezassete anos de emissões de carimbos comemorativos.
Posto isto, constatámos que a marcofia permanece relegada para um segundo plano no seio do panorama filatélico, sem o reconhecimento que lhe seria mais do que merecido. Defendemos a necessidade de inverter o actual estado das coisas. Cada carimbo comemorativo constitui um pedaço de história, e, como tal, deve ser devidamente valorizado.
Estamos inteiramente conscientes das eventuais imperfeições deste Catálogo. Contudo, esperamos que este represente uma importante ajuda para todos os amantes do coleccionismo de carimbos comemorativos e da filatelia em geral.
Para concluir, dirigimos o nossos mais sinceros agradecimentos Federação Portuguesa de Filatelia por todo apoio que nos prestou e sem o qual este projecto seria simplesmente irrealizável.

CLUBE DE COLECCIONADORES DE CARIMBOS COMEMORATIVOS SECÇÃO FILATéLICA DA ASSOCIAÇÃO ACADéMICA DE COIMBRA A Direcção
Julho de 1999-2000



O Universo dos Carimbos Comemorativos

João Rui Pita


Os carimbos comemorativos são marcas postais especiais, apostas pelos correios, destinadas obliteração de selos, com objectivos comemorativos.

O primeiro carimbo comemorativo emitido em Portugal teve lugar a propósito da realização do 3 Congresso da União Postal Universal. Decorria o ano de 1885. Poucas noticias há desta marca postal que inaugurou há mais de um século a marcofilia comemorativa. Entre o lançamento do primeiro carimbo comemorativo e até 1952, não chegaram a duas dezenas os carimbos emitidos. Só a partir de 1953 é que a emissão de carimbos comemorativos começou a conhecer outros contornos, precisamente com um carimbo alusivo a "Guimarães - Milenário da Fundação e Primeiro Centenário da Elevação a Cidade". Esta marca postal apresentava como motivo principal o famoso castelo de Guimarães intrinsecamente ligado história de Portugal - berço da nacionalidade. Não podia ser melhor a escolha desta marca postal para iniciar a ilustração nos carimbos comemorativos. Até então, os carimbos comemorativos não apresentavam ilustrações relativas aos acontecimentos a comemorar. O ano de 1953 marca uma viragem a este respeito.

Até aos nossos dias são muitos os acontecimentos assinalados com carimbos comemorativos: desportivos, médicos, religiosos, polÍticos, sociais, filatélicos, cientÍficos, etc. São mais de três milhares os carimbos comemorativos emitidos em Portugal Continental e Ilhas.

O coleccionismo destas marcas postais pode ser realizado por si próprio, sendo naturalmente valorizadas as peças com provas de circulação, mas os carimbos comemorativos são peças de efectivo valor em colecções temáticas pois podem permitir ilustrar com mais pormenor o tema desenvolvido na colecção.

A nosso ver urge despertar a atenção dos filatelistas, muito em particular dos filatelistas mais novos, para o valor e para o interesse do coleccionismo dos carimbos comemorativos.

Aos clubes filatélicos cumpre incentivar esse coleccionismo. A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, através do seu Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, unidade fundada em 1977 e o maior clube do género no pais, publica agora o segundo Catálogo destas marcas postais no seguimento do Catálogo editado em 1981. é louvável esta iniciativa dos jovens filatelistas da Academia de Coimbra que levaram a bom porto a edição da obra que agora se apresenta. Cumpre-se a função das agremiações filatélicas. Presta-se um serviço aos filatelistas. Divulga-se a filatelia.


<

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 12/08/2009