Biblioteca Joanina


  A Biblioteca Joanina, de estilo barroco, foi construída no Séc. XVIII, no reinado de D. João V.

 c1diacc

Obra de artistas portugueses, o edifÍcio foi começado a construir, por ordem do Rei D. João V, na primeira metade do século XVIII (entre 1716 e 1724) desconhecendo-se o autor do projecto. 

No exterior salienta-se o portal nobre, de estilo barroco, encimado por um grande escudo nacional do tempo daquele monarca. 

Contém cerca de 3000 obras dos Séculos XII a XIX, privilegiando as temáticas de Direito, Filosofia e Teologia.

pm

imagens/bil_postal_univcoimbra_19191029_ceres.jpg
(Bilhete postal ilustrado com a Bib. Joanina, circulado de Coimbra para Upsala - Suécia com marca de dia de 29/10/1919). Fonte: leilão internet


Os CTT lançaram no dia 28 de setembro de 2017 uma  emissão filatélica que celebra os 300 anos da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

selo

O selo de 0,50€ mostra diversos pormenores desta biblioteca da Universidade de Coimbra, entre eles: a vista geral da sala 2 da biblioteca (lado norte) através de uma fotografia de Paulo Mendes; uma Bíblia Hebraica, dita “Bíblia de Abravanel”, da segunda metade do século XV; a folha 6 (salmos iniciais), parte do acervo da Biblioteca Joanina; a bíblia “atlântica” do século XIII, num pormenor da folha 2 do Livro da Sabedoria; e uma carta de fidalguia manuscrita e iluminada do licenciado Prado de Vivar Vecino de Griñon, de 13 de agosto de 1569.

selo

O  selo de €1,00 apresenta a estante, da autoria de Gaspar Ferreira e Manuel da Silva; também a Bíblia Hebraica, dita «Bíblia de Abravanel», mas desta feita a folha 384v (decorações micrográficas finais); um pormenor da coroa sobre o «emblema» da Teologia, na Sala 3 da Biblioteca, da autoria de Gaspar Ferreira (talha) e Manuel da Silva (douradura); e a Bíblia «atlântica» (atrib. Estrasburgo, séc. XII), Tábuas dos Cânones Evangélicos.



Entre os dias 1 e 4 de Março de 1999, a Secção Filatélica da AAC realizou uma mostra filatélica comemorativa do dia 1 de Março, dia em que a Universidade de Coimbra completou mais um ano da sua já longa existência.
No carimbo figura uma imagem da fachada frontal da Biblioteca Joanina, motivo escolhido pela direcção da Secção Filatélica para simbolizar o tema cultura. Foi uma forma de, filatelicamente, homenagear tão prestigiada instituição ao serviço do ensino e da investigação em Coimbra.

 

 

Catálogo da Mostra:

 

Peça filatélica da mostra:

 

c1dia

Monumentos > Biblioteca Joanina

Ver Postais da Biblioteca Joanina 

Página Principal | Atividades | Coimbra | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 25/10/2017