António Menano

cRTa

António Menano (Fornos de Algodres, 5 de maio de 1895 — Lisboa, 11 de setembro de 1969) foi um intérprete da Canção de Coimbra e compositor, talvez o mais popular depois de Augusto Hilário.

António Menano nasceu em Fornos de Algodres em 5 de maio de 1895, filho de António da Costa Menano e de Januária Augusta Paulo. Cresceu no seio de uma família de 12 irmãos, destacando-se desde muito cedo pela sua voz de tenor. Foi irmão de Francisco Menano, também compositor e cultor do fado de Coimbra.

Matriculou-se em 1915 no curso de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo despontado aí a sua paixão pelo fado. Em março desse mesmo ano, sobressai com a interpretação de um fado num Sarau em Aveiro, organizado pela Associação Académica de Coimbra, e que contou com a participação da Tuna e do Orfeon. Menano viria a ser conhecido em todo o país, através dos numerosos discos que gravou.

Após a conclusão do curso, António Menano fixou-se na sua terra natal, em Fornos de Algodres, exercendo a profissão de médico numa clínica, sem, no entanto, se desligar do meio artístico e académico. Em 1933, abandonou a carreira artística e partiu voluntariamente para Inhaminga, em Moçambique, para exercer medicina, regressando definitivamente a Portugal em 1961.

Viria a falecer a 11 de setembro de 1969, na sua residência na rua José Falcão, em Lisboa.

in Wikipedia, 2015/07/26
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Menano

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 02/08/2015