António José da Silva, o Judeu


António José da Silva, conhecido como “O Judeu”, é considerado uma figura impar no teatro português. Nascido  no Rio de Janeiro, Brasil, a 8 de maio de 1705, filho de cristãos novos, que alguns anos depois são forçados a voltar a Lisboa.

De 1722 a 1725, António frequentou o curso de Cânones na Universidade de Coimbra, onde não terminou o curso por ter sido preso pela Inquisição.

É considerado o criador do moderno teatro popular português, autor várias óperas, que misturavam comédia e música.

O dramaturgo foi preso pela Inquisição a 5 de outubro de 1737, tendo sido acusado de praticar o judaísmo. Foi executado em Lisboa, na fogueira, a 18 Outubro de 1739, aos 34 anos, num “auto-de-fé”.

A sua obra mais famosa é a peça “Guerras de Alecrim e Manjerona”, terminada quando já estava no cárcere que precedeu a sua execução.

A história de António José da Silva inspirou o escritor  Bernardo Santareno, ele próprio de origem judaica, a escrever a peça O Judeu", que, por sua vez, tem o mesmo título que a obra do romancista português Camilo Castelo Branco, que retrata a vida de varias gerações da família de Antonio José da Silva até à sua morte.

Os CTT, no âmbito da emissão “O Teatro em Portugal”, emitida em 7 de junho de 2010, homenagearam alguns dos mais importantes dramaturgos portugueses de tempos antigos, tendo  este dramaturgo tido direito a um selo de 0,80€ (o mais alto da emissão). A emissão teve um total de 6 selos, homenageando várias outras figuras do teatro português, entre eles Sá de Miranda, Gil Vicente, António Ferreira (também com ligações a Coimbra) ou o imortal Luís de Camões. Este selo em particular teve uma tiragem de 190 mil exemplares, e reflete uma cena da sua peça mais famosa. A emissão tem o habitual (desde 2007) picote de segurança Cruz de Cristo nos lados verticais.  Com desenho de Luiz Duran (ilustração pintada a aguarela), a série foi impressa em offset, pela empresa Cartor em papel esmalte. Esta emissão é considerada como o 1º grupo do tema, pois no ano seguinte foi emitida outra emissão, desta feita homenageando vários atores.

 

José Cura, agosto de 2012

 

Página Principal | Atividades | Links

Copyright © 1999-2017 J. Cura, Secção Filatélica da AAC - Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Voltar]
Última atualização: 24/08/2012