Felismina Alcântara

Professora e educadora portuguesa, Felismina Elisa Serrano Correia Alcântara nasceu em 1898, em Coimbra.
Em 1922, formou-se em Ciências Matemáticas na Universidade de Coimbra e, entre 1921 e 1923, lecionou no Liceu Infanta D. Maria. Neste último ano, foi para Penalva do Castelo, para onde o marido, Sebastião Alcântara, tinha sido nomeado como Notário.
Dedicou-se, primeiramente, ao ensino particular, revelando logo uma nata vocação para o ensino. Mais tarde, juntamente com o marido, criou várias escolas: em 1935, o Colégio de São José, em Castendo, em seguida, o Colégio de S. José (para rapazes) e o Colégio de Santa Maria (para raparigas), ambos em Mangualde. Conhecida por "a Senhora", Felismina Alcântara, com dedicação e esforço, conseguiu projetar os colégios no panorama do ensino em Portugal, em resultado da qualidade de ensino e dos bons resultados dos alunos. Em 1965, por ocasião do 30.º aniversário da fundação dos colégios, o Presidente da República, em reconhecimento das virtudes da educadora, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito da Instrução Pública.
Em 1974, a atividade dos colégios foi suspensa e as instalações passaram a ser usufruídas pela Escola Secundária de Mangualde, que, em 1998 (o centenário do seu nascimento), adquiriu o nome de Felismina Alcântara.
Faleceu a 19 de julho de 1978, em Mangualde.

Fonte: Felismina Alcântara . In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-10-12].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$felismina-alcantara>.

 

cc
cc (8/6/98)